Bebês

Prova até na pré-escola? MEC passará a avaliar a educação nas creches

O exame começará a ser aplicado a partir de 2019

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Apesar das avaliações nacionais serem aplicadas a partir do ensino fundamental, agora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai passar a avaliar a educação infantil pela primeira vez a partir de 2019.

Mas as crianças não terão que fazer nenhuma prova, pelo contrário, a avaliação será por meio de questionários para os professores, dirigentes e equipe escolarA ideia é avaliar a infraestrutura e formação das pessoas que educam seu filho. “Aumentamos o acesso e não conseguimos o acesso e não conseguimos olhar para os fatores de qualidade de qual educação está sendo entregue nas creches e na educação infantil”, afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares, de acordo com o site Uol.

Segundo o Inep, hoje nosso país tem cerca de 32% das crianças até 3 anos matriculadas em creches e 91,5% daqueles de 4 e 5 anos cursam a pré-escola. A intenção do governo é que você também possa fazer parte dessa avaliação e que isso ocorra a partir de 2021.

E não para por aí, o órgão também quer reformular o sistema de avaliação de toda a educação básica. Essas transformações vêm junto com a reformulação da BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Nossas embaixadoras e colunistas Renata e Roberta Bento, comentaram um pouco sobre o assunto na Feira Bett Educar recentemente em entrevista para a nossa editora-chefe Andressa Simonini. Confira:


Leia também:

Você vai pirar com essas ideias sobre educação que encontramos na Bett Educar

A escola quer conversar sobre o comportamento do seu filho? Não se desespere

Gratidão é tudo! Ex-aluno paga viagens para equipe de escola

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não