Qual a frequência certa para lavar o cabelo dos bebês?

Lavar a cabeça do bebê muitas vezes se torna algo esquecido pelos pais, mas esse cuidado é necessário e há produtos indicados para utilizar na limpeza do cabelo do seu filho

Resumo da Notícia

  • A higiene dos bebês é fundamental
  • Você pode lavar o cabelo dos bebês todos os dias
  • É importante ter cuidado e usar os produtos indicados para essa faixa etária

O cuidado com a higiene do bebê é um tópico que gera diversas dúvidas em pais e mães de primeira viagem. Afinal, quais produtos usar? E, ainda por cima, com que frequência se pode lavar o cabelo do bebê? São tantas dúvidas que é difícil saber por onde começar. A higiene do cabelo do bebê é extremamente necessária, por mais que muitas vezes seja esquecida. Saber quantas vezes e como lavar o cabelo do bebê é mais importante para a saúde do seu bebê do que se pode imaginar.

-Publicidade-
Existe uma frequência e também produto correto para lavar o cabelo do bebê
Existe uma frequência e também produto correto para lavar o cabelo do bebê (Foto: Getty Images)

Posso lavar a cabeça do bebê?

É indicado sim lavar a cabeça do bebê. Por mais que a pele e o couro cabeludo sejam extremamente sensíveis, pular a etapa da higienização não é uma boa ideia. Também é necessário levar em consideração que o cabelo de um bebê é muito mais delicado que o cabelo de um adulto, por esse motivo, uma atenção a mais deve ser dada nessa hora.

Qual a frequência indicada para lavar a cabeça do bebê?

Que é importante lavar o cabelo do bebê você já sabe, mas qual é a frequência indicada para fazer isso? O indicado para lavar o cabelo do seu bebê é todos os dias, uma vez por dia. Essa frequência evita infecções no couro cabeludo do bebê, mas mais que isso pode ressecar a pele dele. Nos primeiros dias de vida do bebê é normal que o cabelo dele tenha um aspecto oleoso. Isso acontece por causa do hormônio androgênio.

Contudo, após o primeiro mês de vida do seu filho, você pode espaçar essa frequência em casos de dias muito frios. Nesses dias sem lavar o cabelo do bebê, é importante que você se atente a sujeiras presentes no couro cabeludo do seu filho, como crostas e até mesmo pomadas nele. Pense também em lavar o cabelo do bebê com ele fora da banheira, e enrolado em uma toalha para que não sinta frio de forma alguma. Não se esqueça de proteger os ouvidos, para evitar a entrada de água neles.

Lavar o cabelo do bebê é um momento de conexão com seu filho
Lavar o cabelo do bebê é um momento de conexão com seu filho (Foto: Shutterstock)

Quais produtos usar para lavar a cabeça do bebê?

Usar produtos que sejam próprios para o cabelo do bebê é algo essencial para evitar irritações e ressecamentos no couro cabeludo e pele dele. Além disso, sempre lave o cabelo dele sem massagear ou esfregar, se certificando de enxaguar bem o cabelo para que não fique nenhum resíduo do produto usado. Após esse processo, seque delicadamente com uma toalha.

Pensando nesse momento tão importante na rotina do bebê, a Granado criou a linha perfeita para os cabelos do seu filho, com shampoos e condicionadores suaves que cuidam das madeixas, pele e couro cabeludo sensíveis dos pequenos.

É necessário usar produtos adequados para cuidar do cabelo do seu bebê
É necessário usar produtos adequados para cuidar do cabelo do seu bebê (Foto: Divulgação/ Granado)