Bebês

Quando o meu filho vai começar a andar?

Calma, leia esse texto para se sentir aliviada!

Logo-Parents (1)
Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

como ajudar seu filho a aprender a andar

Algumas crianças andam aos 9 meses, outras aos 15 ou mais tarde (Foto: Shutterstock)

Comparar seus filhos com os dos outros é natural. Em texto escrito para a Parents, Harley Rotbart, pediatra, escritor e especialista em paternidade, contou que até mesmo ele costumava brincar que os filhos dele eram os únicos garotos sem talento na escola. “Nós nunca os testamos, sempre esperamos que eles encontrassem as próprias zonas confortáveis para conquistas sem um rótulo que os separasse de seus amigos e colegas de classe. Como jovens adultos hoje, todos parecem ter saído bem”, relatou.

Inevitavelmente você observa outras crianças para ver como elas se comportam. Os marcos de desenvolvimento, idades em que o bebê irá realizar determinadas ações, são as medidas mais comuns. Como todos sabem, as crianças devem rolar aos 3 meses, sentar aos 6 meses, andar com 1 ano, usar o penico aos 2 e obter a carteira de motorista aos 18 anos. Certo? Errado. O desenvolvimento infantil é contínuo como uma rampa inclinada, não uma série de degraus de escadas. Algumas crianças andam aos 9 meses, outras aos 15 meses ou mais tarde. Está tudo bem e isso não prevê as notas que ela terá em provas.

Uma das grandes maravilhas da infância é a imprevisibilidade. As crianças vão surpreendê-lo e surpreender até mesmo pediatras como Harley. Cada uma tem um progresso único. E acredite: seu filho de 3 anos não está atrasado ou é anormal, então não fique obcecado com o tempo de cada marco. Mas é claro que se você tiver preocupações sobre o progresso do desenvolvimento dele, fale com um médico.

Leia também: