Quando os bebês devem começar a sentar?

Saiba quando os bebês melhoram seu desenvolvimento físico

portrait-of-cute-baby-playing-with-dog-picture-id838439618

-Publicidade-

Todos nós gostamos de passar o tempo deitado e relaxando. Mas essa sensação muda constantemente na vida de um bebê. Nos primeiros meses cada novidade é única. Por isso, sentir-se permite que os bebês sejam mais independentes e explorem seu ambiente de uma maneira nova, diz Sheryl Pitner, professora assistente de pediatria no Centro Médico da Universidade de Nebraska.

Saiba que dominar essa nova habilidade é um marco para o seu bebê. “Sentar-se com apoio mínimo também significa que o bebê tem o controle muscular adequado e necessário para fazer a transição de uma dieta líquida de leite materno para alimentos sólidos“, diz Jean Moorjani, pediatra do Arnold Palmer Hospital for Children, em Orlando.

-Publicidade-

Um bebê não pode se mover para começar a comer alimentos sólidos, a menos que seja capaz de se sentar e levantar a cabeça e o pescoço, o que ajuda a evitar asfixia. Além disso, sentar é um passo do longo percurso que o seu bebê vai enfrentar como; rastejar, ficar de pé e andar.

Tipos de desenvolvimentos

As habilidades motoras do seu bebê são as principais responsáveis, quando se trata de sentar-se. Os bebês precisam ter músculos fortes no pescoço, ombros, barriga, costas e quadris, diz o Dr. Moorjani. Então, à medida que seu bebê se torna eficiente em usar as mãos para tocar, agarrar, explorar e interagir com o ambiente enquanto está sentado, o desenvolvimento de habilidades motoras será bem sucedido.

Quando é comum que isso aconteça?

Normalmente, os bebês começam a sentar entre 4 e 7 meses, diz Dr. Pitner. Mas você sempre pode dar uma mãozinha, e ajudar seu filho segurando-o nos braços, enquanto ele estiver de costas – o colocando na posição. Adicione alguns efeitos sonoros divertidos que será sucesso!

Como o seu bebê ainda não tem controle da cabeça ao se sentar, você pode brincar com a barriga do seu filhote, colocando alguns brinquedos fora do seu alcance ou acima dela, então ele ficará curioso para olhar para cima.

Quando você perceber que ele está mantendo a cabeça mais firme e é capaz de se empurrar para cima mais vezes, comece a ajudá-lo a sentar, por volta de cinco a dez minutos algumas vezes ao dia. À medida que ela passa mais tempo em sua barriga, ela constrói seus músculos pequenos, fica mais forte e consegue se afastar do chão, até que um dia ela estará sentada sozinha!

O que os mais devem esperar depois que o bebê aprender a sentar?

Não espere que esse momento dure por muito tempo, porque ele não vai. Quando o seu bebê finalmente conseguir ficar sentado ele vai começar a dar os próximos passos. Primeiro, ele vai tentar ficar de pé por apenas um ou dois segundos. À medida que sua força muscular melhora, ele pode sentar melhor. Esta posição é normal e pode ser considerada a fase intermediária, pois o bebê alterna entre tombar e sentar-se de forma independente. Depois que seu filho tiver ficado melhor sentado, ele começará a girar para entrar em posições diferentes e aprenderá a balançar para frente e para trás para ficar de quatro. Outro marco vem em seguida: rastejar!

Não se preocupe se o bebê ainda não senta com 6 meses. Cada criança se desenvolve de forma diferente. Com um pouco mais de tempo e paciência, seu filho provavelmente vai começar a fazer isso. Se aos nove meses ele ainda não conseguir sentar, converse com o seu pediatra.

Leia também:

E a hora do desfralde, quando chega?

6 dicas para ajudar seu filho no momento do desfralde

Problemas no desfralde: veja dicas para lidar com alguns deles