Rafa Brites mostra seios com repolho para aliviar o inchaço: conheça a técnica e veja como fazer

Com uma foto nas redes sociais, Rafa Brites compartilhou uma dica para aliviar as dores da amamentação: usar repolho nos seios. Apesar de diferentona, a técnica é antiga e ajuda (e muito) a desinflamar as mamas

Resumo da Notícia

  • Rafa Brites publicou uma foto mostrando os seios cobertos por repolhos
  • A técnica chamou atenção nas redes sociais e é indicada há muito tempo por parteiras
  • Entenda como ela funciona e como fazer

A apresentadora Rafa Brites, mãe de Rocco e Leon, compartilhou em suas redes sociais uma foto em que aparece com os seios cobertos por repolhos nesta terça-feira, 21 de junho. Na publicação, ela fez uma brincadeira e explicou sobre os benefícios das folhas de repolho para quem está amamentando.

-Publicidade-
Felipe Andreoli e Rafa Brites tem 2 filhos
Felipe Andreoli e Rafa Brites têm 2 filhos (Foto: Reprodução/ Instagram @andreolifelipe)

“Tem a mulher melão, Melancia, Samambaia. Com vocês, a mulher repolho. Muito além de servir como alimento, alguns componentes presentes no repolho como os bioflavonoides, indóis e genisteína possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a diminuir o inchaço dos seios cheios de leite empedrado e aliviando a dor da mastite quando usado como compressa fria”, escreveu Rafa na legenda do post.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Nos comentários, muitas seguidoras compartilharam experiências com o uso do repolho para facilitar a amamentação e aliviar dores. “Super uso aqui! Já me salvou algumas vezes”, comentou uma seguidora. Rafa, me solidarizo muito com você. Tive gêmeos, super produção de leite, mas uma mama não saía direito. Tive mastite das bravas, precisei de cirurgia e optei por tomar o remédio pra secar o leite. A dor é a pior que já senti e também não conseguia pegar eles no colo. Obrigada por compartilhar, com certeza vai acalentar muitas mães”, compartilhou outra.

O uso do repolho nos seios funciona mesmo?

Para entender melhor como essa técnica funciona, conversamos com Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina, enfermeira obstetra, consultora de amamentação e colunista da Pais&Filhos.

Segundo a especialista, a folha do repolho é ótimo para tratar ingurgitamento mamário. “O uso do repolho em mamas empedradas e inflamadas (com mastite) é uma prática indicada por parteiras há muito tempo. A folha do repolho tem um poder antinflamatório e antioxidante local devido a componentes como bioflavonóides, indóis e genisteína”, explica.

Seios
A folha do repolho é ótimo para tratar ingurgitamento mamário (Foto: Shutterstock)

Isso faz com que esse vegetal seja uma mão na roda quando o assunto é aliviar inchaços e dores causados pelo leite empedrado. “Quando congeladas, as folhas são perfeitas para se fazer uma compressa fria nas mamas. Elas ficam com a temperatura certa durante o tempo certo. Quando usamos o repolho dessa maneira, observamos diminuição do inchaço, vasoconstrição local com consequente diminuição do fluxo sanguíneo e drenagem linfática”.

Com a melhora do inchaço, consequentemente fica mais fácil extrair o leite – o que torna a amamentação mais fácil, menos dolorosa e mais prazerosa tanto para a mãe, quanto para o bebê. Fica a dica (mas não esqueça de consultar um especialista).

Como fazer compressa fria com folha de repolho para os seios

  • Lave as folhas e congele de maneira que ela não perca sua estrutura arredondada
  • Depois de congelar, posicione sobre a mama toda sem encostas no mamilo
  • Deixe sobre o seio por cerca de 10 minutos (ou até deixar de esfriar o local)