Reflexo de moro: entenda por que o bebê leva “sustos” e saiba quanto tempo dura

O reflexo de Moro, que funciona como um “susto”, pode durar até os quatro meses de vida do bebê. Entenda por que isso acontece e o que o seu filho sente nesse momento

Resumo da Notícia

  • O reflexo de Moro é bastante comum nos bebês
  • Esse movimento involuntário pode acontecer até os quatro meses de vida do bebê
  • Durante as consultas, o pediatra irá avaliar os reflexos do bebê para checar o desenvolvimento

Você já ouviu falar em reflexo de Moro? Comum nos recém-nascidos, é um movimento involuntário do corpo do bebê no qual os músculos do braços reagem de forma protetora sempre que acontece um situação que cause insegurança, como perda de equilíbrio ou quando existe um estímulo repentino, como quando o bebê é balançado abruptamente.

-Publicidade-

Esse movimento pode acontecer durante os primeiros três meses de vida. Ao longo das consultas, é superimportante que o pediatra confira o sistema nervoso do bebê e também como está o desenvolvimento.

(Foto: Laura Shockley Photography / Via Facebook)
O reflexo de Moro é bastante comum e é considerado um instinto dos recém-nascidos (Foto: Laura Shockley Photography / Via Facebook)

O que é o reflexo de Moro?

De acordo com o ginecologista Élvio Floresti, diretor do Centro Médico Floresti, pai de Gabriela e Guilherme, “o reflexo de Moro é um instinto comum nos recém-nascidos. Demonstra que o sistema nervoso central está funcionando bem”.

O que os bebês sentem durante o reflexo?

Você já teve a sensação de que vai cair? É mais ou menos o que o bebê sente quando tem o reflexo de Moro. Por ter insegurança, ele se assusta. A forma de reagir é abrindo os braços, esticando a cabeça e tremendo. De acordo com o ginecologista, alguns pais entram em pânico e pensam que a filho está convulsionando. Mas calma! É completamente normal. “O problema é quando a criança não apresenta essa reação, então o pediatra precisa investigar o que está acontecendo”, comenta Élvio.

Quanto tempo o reflexo de Moro demora para sumir?

Geralmente, segundo o pediatra, o reflexo é testado ainda nas primeiras consultas do bebê. Esse “susto” costuma durar em média até os quatro meses de vida da criança. Mas, vale lembrar que cada criança tem o seu tempo e o movimento pode demorar mais ou menos para desaparecer. Caso demore mais do que cinco meses para desaparecer, é recomendado consultar um neurologista.

É comum que o reflexo de Moro não aconteça?

Quando esse reflexo não acontece, é superimportante investigar as causas. Isso pode significar:

  • Hemorragia intracraniana
  • Malformação do cérebro ou da medula espinhal
  • Fraturas no osso do ombro ou clavícula, que acabam pressionando o plexo branquial
  • Infecções que ocorrem no sistema nervoso
O reflexo de Moro costuma durar aproximadamente até os quatro meses de vida (Foto Shutterstock)

Teste do reflexo

Para realizar o teste do reflexo de Moro, é necessário segurar o bebê com as duas mãos, uma nas costas e a outra no pescoço e na cabeça. Em seguida, deixe de fazer força com os braços, sem retirar o apoio do bebê. O movimento deve causar apenas um pequeno “susto”. Em seguida, observe se ele estica os braços e os dobra próximos ao corpo.

Benefícios do reflexo de Moro

Quando o bebê realiza os reflexos involuntários, ocorre o processo de maturação do sistema nervoso central (SNC). Isso atua diretamente no desenvolvimento sensorial, intelectual e até mesmo na atividade reflexa postural.