Bebês

Saiba porque o bebê deve ficar de barriga para baixo quando está acordado

Enquanto dormir de barriga para baixo é perigoso, a posição deve ser encorajada com seu filho acordado! Veja o porquê

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Dormir de barriga para baixo pode ser extremamente perigoso para o seu filho (Foto: iStock)

Dormir de barriga para baixo pode ser extremamente perigoso para o seu filho (Foto: iStock)

É diferente você deixar seu filho dormir de barriga para baixo e permitir a mesma posição quando ela está acordado. Na hora do sono, deixar de barriga para baixo pode ser um risco de vida para seu filho, podendo leva-lo a Síndrome da Morte Súbita. Nessa posição, ele respira o mesmo ar que expira, ou seja, ele inspira um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, causando asfixia.

Porém, enquanto seu filho está acordado, é recomendado deixa-lo de barriga para baixo. Um estudo realizado na Austrália pela fisioterapeuta pediátrica Amy Leung, da Universidade de Queensland, descobriu que a ausência de posições em que seu filho se apoia na barriga, nos braços e nos pescoço pode levar a quadros de plagiocefalia posicionalquando a criança apoia sempre a cabeça para o mesmo lado.

Outro fator de risco para o desenvolvimento da síndrome envolve a quantidade de tempo que o bebê tem para dormir e maior tempo total que o bebê passa apoiado nas costas. Se você notar seu filho “pendendo” mais para um lado com a cabeça, deve levá-lo ao médico para verificar se nada está errado com os músculos ou articulações do pescoço.

importancia-da-posicao-de-barriga-para-baixo (1)

A pediatra alerta que o tempo que seu filho passa dormindo de costas devem ser compensados com a posição inversa enquanto ele estiver acordado. Colocar os bebês de lado enquanto estão acordados é bom para o controle da cabeça e com a barriga para baixo ajuda no desenvolvimento motor. Leung reforça que é importante manter a mudança de posições do bebê.

Leia também:

Sem neura com limpeza! Manter seu filho livre de germes pode aumentar o risco de ele ter leucemia

Barriga para cima? Fique sempre alerta!

Estudo revela que inteligência das crianças é herança da mãe — e não do pai