Publicado em 03/08/2021, às 08h35 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro
Do dia 1 ao dia 8 de agosto, é celebrada a Semana Mundial da Amamentação. Por causa disso, algumas famosas aproveitaram o momento especial para relembrar esse momento de conexão tão importante entre a mãe e o bebê – e, de quebra, mandaram a real sobre a experiência na amamentação.
Titi Müller publicou uma série de fotos e vídeos de situações inusitadas, emocionantes e até mesmo cômicas enquanto amamentava o primogênito. Sobre esses momentos com Benjamin, a artista mandou a real: “Aqui tem o último e o primeiro registro da nossa história de amamentação, e alguns momentos fofos que encontrei no celular.
O começo foi fácil e agradecia pelo tanto de leite que tinha, pelo ganho de peso absurdo desde a primeira semana, pela ausência de dor. Eu amava amamentar”, disse.
“Completamos 6 meses de aleitamento exclusivo, com mamadeira de LM à noite e livre demanda durante o dia. Mas mesmo o que parece simples, quando se trata de amamentação, às vezes não é. No dia da última mamada, estive na casa da @tainamuller, e ouvi que era muito claro que ele não queria mais. Nessa noite, fui colocar ele pra dormir no peito, como sempre fazia, e ele cobriu meu seio. Tenho certeza que ouvi um claro “não” (ou um “na” aleatório). Então ele se aconchegou no meu colo e adormeceu. E assim que coloque no berço, pude finalmente cuidar de mim. E ali, depois de 9 meses e 12 dias, começou uma outra etapa da nossa história. E sinto muito orgulho dessa trajetória, em que cada gota valeu a pena”, se emocionou, enfim. Para conferir o relato completo, clique aqui!
Em uma publicação feita no Instagram a mãe começou se lembrando do Agosto Dourado, o mês dedicado ao incentivo à amamentação. Andréiaescreveu: “Agosto é o mês da amamentação. Quando descobri que estava grávida de gêmeos, começaram também os mil palpites sobre tudo (até sobre aquilo que eu não perguntei e nem sabia que existia) Sobre como seria difícil amamentar 2, a dor, como eu não teria leite, como ficaria esgotada… a cabeça já estava a mil- e, de repente, precisei lidar com medos dobrados sobre um novo mundo”.
A mãe contou: “Como boa ansiosa, insegura, sofri muito por antecipação, chorei e tentei me preparar, principalmente a cabeça: ‘se não der, ok. Vou fazer tudo que eu puder e me orientarem para dar’, repetia para mim mesma. Na maternidade, as enfermeiras me ensinaram como fazer a pega. Conversei bastante com médicos sobre o assunto, os benefícios, o que fazer se não rolasse. Entrevistei mesmo. Em casa, pus em prática tudo que tinha apurado mas sem expectativa para não me frustrar, porque a gente se cobra: e qual não foi a minha surpresa quando os vi mamando e ver que eu tinha leite? Eu não acreditei quando os vi mamando sem supervisão profissional”.
Andréia continuou: “A mãe amadora começou a chorar de emoção (e de dor no começo e de esgotamento, felicidade, um mix dali para frente) Este é o relato da MINHA experiência. Cada uma é uma, cada mãe sabe da sua jornada. Não julguem ninguém, gente, toda mãe quer o melhor para os filhos. E, olha, eu pensei em desistir várias vezes de esgotamento profundo. Não romantizem nem olhem torto para decisão ou situação de ninguém!”, disse, enfim. Para conferir o relato completo, clique aqui!
Romanatambém não perdeu a oportunidade de relembrar os períodos de amamentação que viveu com Ravi e Raika – frutos do relacionamento com Alok. Sobre isso, a mãe se emocionou, “Amamentei o Ravi por 6 meses e a Raika seguimos no 8º mês… até onde nós vamos eu não sei mas se depender de mim permaneceremos assim por muito tempo. Sei dos benefícios e como médica sempre influencio as mães. Sei também que não é fácil, não mesmo, requer muita paciência, muita dedicação e que, as vezes, mesmo se dedicando o desfecho não é como sonhamos. Se você que está lendo esse texto por algum motivo pessoal não conseguiu, não se sinta culpada. Eu tive duas experiências bem diferentes”, desabafou.
“Tive muita dificuldade pra amamentar meus dois filhos, o começo principalmente foi um período delicado pra mim, tbm desenvolvi uma mastite super grave com o Bento, foi muito dolorido”, iniciou Carolineem seu relato – sobre o período vivido com Bento e Benoah. “A falta de informação obriga muitas mães a desistirem da amamentação.
A pressão é enorme, as críticas e as “opiniões” deixam tudo ainda mais difícil. Proteger a amamentação tem que ser um dever de toda a sociedade, a responsabilidade precisa ser compartilhada”, opinou, ainda.
Por fim, disse, “Ainda temos muito a avançar. Um ato puro de amor, cuidado e troca, JAMAIS deve ser sexualizado, diminuído ou interrompido. Como uma mãe pode manter a amamentação exclusiva até os 6 meses, tendo 4 meses de licença maternidade? São tantas questões tão individuais. Cada mãe tem uma experiência diferente da outra”. Para conferir o relato completo, clique aqui!
A apresentadora e mãe de Arthur e Manuela também aproveitou a celebração do Agosto Dourado para relembrar a amamentação dos filhos. “Não há nada mais especial do que ver nossos filhos se desenvolverem e crescerem saudáveis, e o aleitamento tem muito a ver com isso. Arthur e Manu foram amamentados, até o primeiro ano de vida. Além de criar um vínculo todo especial entre mãe e bebê, o leite materno é um alimento completo, que minimiza cólicas, reduz o risco de desenvolver doenças, estimula e fortalece a imunidade, entre outros benefícios”, relembrou Eliana, sobre os benefícios da amamentação. Por fim, ainda completa, “Nem sempre é fácil, mas amamentar faz muito bem e é um dos maiores gestos de amor”.
A atriz – que recentemente desabafou sobre post de Virginia Fonseca sobre o corpo pós-parto – também compartilhou a experiência pessoal que viveu com Enrico. Em post no Instagram, a mãe declarou, “Hoje dia mundial da amamentação e 9 meses desse tiquinho de gente que me fez renascer e descobrir o poder de uma mulher q se torna mãe! Amamentar não foi lindo e fácil! Não no início, e pelo contrário… Junto com a dor tinha muito choro, culpa e vontade de desistir! Mas juntos conseguimos! Muitas dessas fotos eu tirei porque mal podia acreditar q estava conseguindo! E conseguimos! Juntos, por vc e pra vc… Meu filho, até hoje as vezes olho pra vc e não acredito que vc veio pra mim, de mim! Não canso de agradecer a Deus pela sua vida!”, declarou Sthefany.
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Criança
Mãe fica envergonhada após ler mensagens que filho de 7 anos escreveu nos cartões de Natal
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"