Semana Mundial do Aleitamento Materno: tire suas dúvidas sobre amamentação em público

Todo mês um tema diferente sobre o universo da amamentação com depoimentos de leitoras e a declaração da nossa especialista. Fique ligada no nosso Instagram para saber os próximos assuntos e mande sua história

(Foto: iStock)

Cinthia Calsinki é mãe de Matheus, Bianca e Carolina. Foi a maternidade que trouxe a realização profissional para ela, que é enfermeira obstetra com graduação, mestrado e doutorado pela Unifesp. Todo mês ela traz um tema diferente sobre amamentação, e dessa vez vamos falar sobre amamentar em público.

-Publicidade-

“Sempre amamentei onde quer que eu estivesse, sem nenhum estresse. Acredito ser importante mãe e bebê terem um momento olho no olho, por isso nunca me preocupei se tinha alguém olhando ou não!” Bruna Frio Costa, mãe de Benjamin.

“Acredito que não tem como não amamentar em público, pois a fome da criança não tem lugar marcado. Apenas cubro um pouco do seio com um pano, já que não me sinto confortável, mas jamais deixei de alimentar meus filhos em público” Adriana Vasti, mãe de Vinícius e Helena.

-Publicidade-

“Não me sinto confortável em amamentar em locais públicos. Quando vou ao shopping procuro alimentá-lo no berçário ou espaço família. Levo sempre uma fralda ou pano na bolsa para cobrir os meus seios também” Priscilla Raphaella, mãe de César.

Leite materno é importante para a saúde do bebê (Foto: iStock)

Os benefícios da amamentação em relação às propriedades do leite, imunidade e praticidade já são bem conhecidos. Poder amamentar seu bebê de maneira natural, a qualquer hora, com o leite na temperatura ideal, sem a necessidade de ter que aquecer, torna o processo ainda melhor e mais fácil! A qualquer momento e local o bebê pode abocanhar o seio da mãe e pronto, fome resolvida. 

Para algumas mulheres pode ser constrangedor amamentar em público, mas para outras, não. E existem alguns cuidados que podem tornar este momento mais íntimo e fácil, como roupas e sutiãs especiais. Hoje esse mercado vem crescendo, e a antiga camisa de botões já pode ser substituída por vestidos e blusas especiais, onde apenas o mamilo fica de fora e não a mama inteira e seus contornos.

Vale ressaltar que amamentar em público é treino, e logo ambos vão se sentindo mais à vontade. Lembrando que em alguns estados existem leis que punem com multa quem gera algum constrangimento à mulher que amamenta em público. E apesar disso, a sociedade ainda não encoraja a amamentação como deveria. Mas, se pra você falta um incentivo, aí vai: o Papa Francisco, em 2015, durante um batismo na Capela Sistina, disse às mães que eram bem-vindas a amamentar seus bebês naquele local se julgassem necessário. Então, se até lá está consentido, onde não seria adequado? 

Leia também:

Mulher publica desabafo após policial tentar prendê-la por amamentar em público

Mãe é repreendida por amamentar em público e resposta foi surpreendente!

As mães têm o direito garantido por lei de amamentar em público em SP

-Publicidade-