;
Bebês

Sempre alerta: estudo confirma que você não deve deixar seu filho dormir na cadeirinha do carro

Saiba quais cuidados você deve ter

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Saiba porque você não deve deixar seu bebê dormir na cadeirinha (Foto: Getty Images)

Os bebês geralmente precisam entre 12 e 16 horas de sono por dia, dependendo da idade. Mas onde eles dormem pode ser ainda mais importante do que o quanto eles dormem.

Um novo estudo publicado na revista Pediatrics analisou mais de 11.700 mortes relacionadas ao sono infantil ao longo de 10 anos e descobriu que 3% dos bebês (quase 350) morreram sentados em cadeirinhas de carro.

A maioria dessas mortes ocorreu em assentos de carro, e eles não estavam sendo usados como recomendado durante 90% do tempo. “Enquanto assentos de carro são sempre o melhor lugar para os bebês quando eles estão sendo transportados em um veículo, isso não significa que eles são o lugar mais seguro para as crianças dormirem”, disse o coautor do estudo Jeffrey Colvin.

Quando as cadeirinhas são usadas no lugar do berço, os bebês podem morrer por queda ou por asfixia posicional. Esse estudo foi baseado também em uma pesquisa publicada no Journal of Pediatrics, em 2015, que também descobriu que esses dispositivos podem levar a lesões e até a morte se os bebês dormirem neles.

Os pesquisadores examinaram as mortes de 47 crianças menores de 2 anos, todas ocorreram em um dispositivos para sentar ou carregar, como os cangurus.

A asfixia (posicional ou estrangulamento) foi a causa da morte em 46 casos, 52% das mortes foram causadas por estrangulamento das correias do dispositivo.

As mortes relacionadas ao sono são a causa número 1 em crianças entre 1 mês e 1 ano de idade. Para evitar ferimentos ou morte, os especialistas pedem que os pais nunca deixem bebês e crianças pequenas sem supervisão – dormindo ou acordados – enquanto estiverem nesses aparelhos.

Eles também recomendam que os assentos de carro só devem ser colocados em uma superfície firme e estável e as fivelas devem ser colocadas corretamente. “O melhor lugar para o seu bebê dormir é na cama ou em um lugar que tenha um colchão firme e esteja livre de qualquer roupa de cama solta”, diz o autor do estudo.

Leia também:

Bebê de 9 meses morre asfixiado em cama enquanto o pai cochilava

Recém-nascidos não devem ficar mais de 1 hora seguida no bebê conforto: evite riscos de morte

Mãe faz alerta após bebê de 1 ano se enforcar com colar de âmbar: entenda os riscos do uso