Bebês

Tudo o que você precisa saber sobre assaduras

Não é regra todo bebê ter, mas é sempre bom tomar cuidado e tentar prevenir

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

assadura

Foto: Istock

Sabia que nem todos os bebês têm assaduras? Por mais comum que essa irritação seja, uma boa higiene e produtos certos previnem isso. Isso acontece porque a pele do bebê é muito sensível e inflama quando entra em contato com cocô, xixi, suor ou até mesmo um fungo, o sapinho. Tem até nome técnico! Nossa conhecida assadura é chamada pelos médicos de dermatite de fralda.

Mas como fazer para prevenir essas lesões? É bem simples: trocar com frequência as fraldas do seu filho, de cinco a seis vezes por dia, dependendo da necessidade; higienizar a pele do bebê com os produtos adequados para aos recém-nascidos e hidratar bem a região, usando pomadas antiassaduras.

Além disso, existem outras coisas que dá para fazer para ajudar na prevenção: dar banho com a água na temperatura do corpo, para que o bebê não perca calor. Banhos rápidos! 5 minutos são suficientes para limpar as partes mais importantes e sujeitas às assaduras.

Um banho por dia é suficiente: “a orientação da academia brasileira de pediatria é que você de no máximo um banho por dia no seu filho e os estudos tem mostrado que é melhor dar um banho a cada dois três dias” conta o pediatra Paulo Telles, pai de Leonardo e Carolina. Hidratar e usar pomadas que previnem assaduras após o banho também são boas dicas para evitar que seu filho tenha essas lesões.

Veja e entrevista com o pediatra Paulo Telles

Leia também:
 
 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não