Publicado em 24/04/2018, às 10h10 - Atualizado às 12h10 por Redação Pais&Filhos
Sabia que nem todos os bebês têm assaduras? Por mais comum que essa irritação seja, uma boa higiene e produtos certos previnem isso. Isso acontece porque a pele do bebê é muito sensível e inflama quando entra em contato com cocô, xixi, suor ou até mesmo um fungo, o sapinho. Tem até nome técnico! Nossa conhecida assadura é chamada pelos médicos de dermatite de fralda.
Mas como fazer para prevenir essas lesões? É bem simples: trocar com frequência as fraldas do seu filho, de cinco a seis vezes por dia, dependendo da necessidade; higienizar a pele do bebê com os produtos adequados para aos recém-nascidos e hidratar bem a região, usando pomadas antiassaduras.
Além disso, existem outras coisas que dá para fazer para ajudar na prevenção: dar banho com a água na temperatura do corpo, para que o bebê não perca calor. Banhos rápidos! 5 minutos são suficientes para limpar as partes mais importantes e sujeitas às assaduras.
Um banho por dia é suficiente: “a orientação da academia brasileira de pediatria é que você de no máximo um banho por dia no seu filho e os estudos tem mostrado que é melhor dar um banho a cada dois três dias” conta o pediatra Paulo Telles, pai de Leonardo e Carolina. Hidratar e usar pomadas que previnem assaduras após o banho também são boas dicas para evitar que seu filho tenha essas lesões.
Veja e entrevista com o pediatra Paulo Telles
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Família
Mãe de quíntuplos que passou mal ao descobrir gestação perde os bebês
Família
Tataravó se emociona ao conhecer primeira menina nascida na família em 75 anos