Bebês

Veja como organizar o quarto do seu bebê para a hora da soneca

Isso faz toda a diferença na rotina do sono do seu filho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Dormir bem faz toda diferença na vida de uma criança em desenvolvimento. (Foto: Sutterstock)

Dormir bem faz toda diferença na vida de uma criança em desenvolvimento (Foto: Sutterstock)

Quando o assunto é o sono do seu bebê e como ele dorme, grande parte da responsabilidade é sua, mas sem pressão! Saiba que organizar o berço já é um grande começo, segundo a especialista Chris Minogue. Com mais de 30 anos de experiência no ramo de bebês, Chris ajuda os pais de plantão.

Vale lembrar a recomendação é que nos primeiros 6 a 12 meses, a criança deve dormir no berço, só depois pode ir para a cama. Selecionamos algumas dicas que vão ajudar o seu filho a ter um sono mais tranquilo! Vem ver!

Assegure-se de que o berço do bebê é seguro

O ponto mais importante, além do conforto, é term certeza de que o seu bebê está protegido. Use um berço feito de acordo com os padrões de segurança e tenha cuidado com as lacunas, eles podem ficar presos nelas ou nas laterais muito baixas. Chris também pede que os pais sigam as diretrizes da SIDS, quando se trata de roupa de cama e outros acessórios de berço.

Deixe o trocador perto do berço

Isso pode variar dependendo do tamanho do quarto, mas o ideal é que você queira que sua mesa de troca esteja o mais perto possível do berço. Você vai economizar tempo na hora de mudar o seu bebê de lugar, e também as chances dele acordar no meio da noite (quando você precisar trocar a fralda) são minímas.

Chris também sugere manter os materiais de higiene abastecidos e acessíveis. “Você quer ter seus lenços, roupas extras e fraldas por perto, então manter tudo junto é o jeito mais fácil”, diz ela.

O trocador é um objeto importante no quarto do bebê. (Foto: Sutterstock)

O trocador é um objeto importante no quarto do bebê. (Foto: Sutterstock)

Tenha a iluminação certa

“A soneca durante o dia dorme, deixe um vão de luz na janela ou na porta do quarto”, Chris aconselha. Já no período da noite, deixar o quarto mais escuro possível é o ideal para o bebê entender que é a hora de descansar pra valer.

Cadeira de amamentação

As jornadas noturnas podem ser frequentes e difíceis, então você precisa optar pelo conforto. Se tiver espaço no quarto,  tenha uma cadeira de amamentação perto do berço. Assim você não vai sofrer tanto quando estiver morrendo de sono!

Luz suave

Tenha uma luminária perto do trocador, uma luz suave para as trocas noturna não vai ser agressiva para os olhos do bebê (principalmente se ele é recém-nascido). Acender a luz do quarto durante esses momentos não é saudável.

Ruídos

Se o seu bebê estiver com problemas para cochilar, experimente um ruído leve para acalmá-lo. Quem sabe com o som do mar e dos pássaros ele não consiga finalmente tirar aquela soneca da tarde? Não é todo bebê que se adapta, mas claro que vale a pena tentar!

Gostou das nossas dicas?!

Leia também:

Aprenda a identificar os sintomas da apneia do sono na criança

Dormir é vida! 7 pontos positivos do sono do seu filho

7 frases que as mães em adaptação de sono do bebê não aguentam mais ouvir