;
Bebês

Vídeo mostra homens pulando sobre bebês em ritual na Espanha e choca a internet

Esse festival meio católico e meio pagão acontece no norte do país

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

(Foto: Reprodução National Geographic)

Uma vez por ano, um ritual faz com que homens saltem sobre colchões com bebês em uma aldeia espanhola de Castrillo de Murcia em meados de Junho. Parece loucura, né?

Uma mistura de rituais católicos e pagãos representam o triunfo do bem sobre o mal. O festival de El Colacho representa a década de 1620 e ocorre todo domingo depois da festa de Corpus Christi. A origem do evento não é clara, mas alguns historiadores acreditam que pode ter começado como um ritual de fertilidade. Durante o festival, homens mascarados vestidos de vermelho e amarelo, fantasiados de diabo, correm pelas ruas insultando aldeões e chicoteando-os. Quando os tambores anunciam a chegada do atabaleiro vestido de preto, “homens piedosos” vêm para expulsar o mal. E então o salto do Colacho, o voo do diabo, começa.

Em uma exibição de cair o queixo, os bebês nascidos no ano anterior são colocados em colchões na rua, enquanto os homens fantasiados saltam sobre eles. Um tipo de batismo, acredita-se que o diabo pega os pecados dos bebês e lhes dá proteção contra doenças. Espectadores que ficam ao longo das ruas, encontram o Colacho, no fim do ritual, na tentativa de evitar sua própria má sorte para o próximo ano. Depois, expectantes jogam pétalas de rosa nos bebês que ficam prontos para que os pais possam pegá-los

(Foto: Reprodução National Geographic)

Tradicionalmente, o festival incluí apenas bebês da aldeia local, mas nos últimos anos pessoas de todo o mundo viajam para o norte da Espanha para participar do evento. Até o momento não houve relatos de feridos, mas a prática continua sendo assunto de debate dentro da Igreja Católica.

Reportagem do National Geographic 

 

Leia também:

A importância de um ritual do sono para o bebê

Gases no bebê: tudo sobre o pum do seu filho

50% dos bebês nascem de madrugada e o pico é às 4h da manhã. Quer saber por quê? A gente te explica!