Bebês

Vídeo mostra quiroprata segurando bebê de cabeça para baixo e gera revolta nas redes

Caso aconteceu na Austrália

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

O vídeo causou repercussão em toda a internet (Foto: Reprodução / Facebook 7 News Brisbane)

O vídeo de um quiroprata de Melbourne fazendo uma terapia em um bebê de 2 semanas está sendo muito divulgado na mídia.

O vídeo – originalmente compartilhado na página do Facebook da clínica de quiropraxia, porém, depois da polêmica, foi deletado – mostra o terapeuta segurando o bebê de cabeça para baixo.

“Essa visão é profundamente perturbadora”, disse a ministra da Saúde, Jenny Mikakos, em um comunicado divulgado na terça-feira (19).

O terapeuta foi encaminhado ao Conselho de Quiropraxia da Austrália e à Agência Australiana de Regulamentação de Saúde “para que as medidas necessárias fossem devidamente tomadas”.

“É chocante que crianças e bebês estejam expostos a possíveis danos”, disse Jenny.

Esse quiroprata não é o único que faz tratamento com bebês. Porém, o vídeo chamou atenção por conta do tratamento do profissional com a criança, visto que o bebê chora durante todo o procedimento.

Um problema recorrente
É comum que alguns pais levem os bebês para esse tipo de tratamento. Alguns pedem até que os profissionais entrem no hospital logo após o nascimento para fazer a terapia.

A teoria por trás disso é que esse tratamento ajudará os bebês a se recuperarem do nascimento e estimular a simetria da coluna vertebral. Os defensores da prática também dizem que ajuda com uma série de coisas, como sono, alimentação e cólica.

Isso é verdade?
Um estudo de 2012 descobriu que os bebês submetidos a ajustes quiropráticos tiveram melhorias quando comparados a bebês que não fizeram o tratamento.

Em 2016, a ABC informou que “em última análise, existiram evidências limitadas e de baixa qualidade dos benefícios da manipulação da coluna vertebral em recém-nascidos, e uma evidência de um pequeno potencial de danos graves”.

Muitos especialistas concordam com a ABC e estão preocupados com os tratamentos de quiropraxia em bebês.

Leia também:

Boa notícia: novo projeto garante tratamento no SUS para crianças com lábio leporino

4 novidades no tratamento de bebês prematuros que você precisa conhecer

Absurdo: vídeo mostra médico agredindo mulher grávida durante trabalho de parto