Você sabe o que é reflexo de moro?
O “susto” pode durar até os quatro meses de vida da criança
Angel Taylor, uma mãe americana de 33 anos, enfrentou uma gestação conturbada de seu filho caçula, Sullivan. Ela teve complicações como diabetes e hipertensão, momentos muito difíceis para uma mãe encarar. Mas aparentemente o esforço e os problemas ficaram só pra ela. Uma foto captada no momento do nascimento está fazendo sucesso nas redes, Sullivan parece estar com um supersorriso e os braços abertos de felicidade.
Mas não era só uma pose! “Reflexo de moro é um instinto comum nos recém-nascidos. Demonstra que o sistema nervoso central está funcionando bem”, explica o ginecologista Élvio Floresti, diretor do Centro Médico Floresti, pai de Gabriela e Guilherme. Você já teve a sensação de que vai cair? É mais ou menos o que o bebê sente quando tem esse reflexo. Por ter insegurança, ele se assusta. A forma de reagir é abrindo os braços, esticando a cabeça e tremendo. Os pediatras testam o reflexo de moro nas primeiras consultas e vão te explicar que o “susto” costuma durar até os quatro meses de vida da criança.
De acordo com o ginecologista, alguns pais entram em pânico e pensam que a filho está convulsionando. Mas calma! É completamente normal. “O problema é quando a criança não apresenta essa reação, então o pediatra precisa investigar o que está acontecendo”, comenta Élvio.
Leia também:
6 coisas que você precisa saber sobre recém nascidos
15 caretas de recém-nascidos que vão melhorar o seu dia
8 lições de vida que seu recém-nascido te ensina sem você perceber