Bebês

Você sabe o que é reflexo de moro?

O "susto" pode durar até os quatro meses de vida da criança

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: Laura Shockley Photography / Via Facebook)

(Foto: Laura Shockley Photography / Via Facebook)

Angel Taylor, uma mãe americana de 33 anos, enfrentou uma gestação conturbada de seu filho caçula, Sullivan. Ela teve complicações como diabetes e hipertensão, momentos muito difíceis para uma mãe encarar. Mas aparentemente o esforço e os problemas ficaram só pra ela. Uma foto captada no momento do nascimento está fazendo sucesso nas redes, Sullivan parece estar com um supersorriso e os braços abertos de felicidade.

Mas não era só uma pose! “Reflexo de moro é um instinto comum nos recém-nascidos. Demonstra que o sistema nervoso central está funcionando bem”, explica o ginecologista Élvio Floresti, diretor do Centro Médico Floresti, pai de Gabriela e Guilherme. Você já teve a sensação de que vai cair? É mais ou menos o que o bebê sente quando tem esse reflexo. Por ter insegurança, ele se assusta. A forma de reagir é abrindo os braços, esticando a cabeça e tremendo. Os pediatras testam o reflexo de moro nas primeiras consultas e vão te explicar que o “susto” costuma durar até os quatro meses de vida da criança.

De acordo com o ginecologista, alguns pais entram em pânico e pensam que a filho está convulsionando. Mas calma! É completamente normal. “O problema é quando a criança não apresenta essa reação, então o pediatra precisa investigar o que está acontecendo”, comenta Élvio.

Leia também:

6 coisas que você precisa saber sobre recém nascidos

15 caretas de recém-nascidos que vão melhorar o seu dia

8 lições de vida que seu recém-nascido te ensina sem você perceber