Bebês

Dia Mundial de Combate à Obesidade: pesquisa aponta 3 maneiras de reduzir o risco na infância

Rotinas inconsistentes afetam muito no desenvolvimento saudável do seu filho

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

baby-sleeping-on-blue-blanket-picture-id660340974

(Foto: iStock)

Já deve ter acontecido na sua família da rotina sair de sintonia por conta das férias, né? As crianças começam a dormir mais tarde que o normal, o fast food vira hábito e eles assistem mais TV do que normalmente é permitido. Mas e se você soubesse que aderir uma rotina diminui as chances de obesidade infantil? Isso significa que manter as refeições e a hora de dormir determinadas e limitar o tempo de uso tecnológico das crianças traz um melhor bem-estar geral.

Um estudo publicado no International Journal of Obesity explica sobre como as rotinas das crianças afetam no peso e, neste caso, a pesquisa constata que manter um cronograma definido durante os anos de pré-escola faz com que eles tenham um caminho saudável. Os pesquisadores acreditam que ensinar as crianças no início da vida a regular sua saúde emocional e física é a chave.

Para chegar a essas conclusões, a equipe analisou 11 mil crianças do Estudo de Corte do Reino Unido, realizado entre 2001 e 2002. Curiosamente, eles descobriram que, aos três anos, apenas 41% das crianças sempre tinham horário definido para dormir, enquanto quase metade tinha horário regular para as refeições e 23% tinham tempo tecnológico limitado.

Conclui-se que aos 11 anos, 6% das crianças analisadas eram obesas, e essas eram as crianças que tinham maior probabilidade de não ter uma hora de dormir definida na pré-escola.

De acordo com as recomendações de sono da American Academy of Pediatrics, crianças com idades entre três a cinco anos devem ter de 10 a 13 horas de sono em 24 horas. Conseguir essa quantidade de sono consistentemente parece ser um dos fatores mais importantes para aumentar suas chances de ter uma vida saudável.

Leia também:

Abdominal durante a gravidez: saúde ou exagero?

Uau! No oitavo mês de gestação, Carol Castro faz ensaio fotográfico lindo

Hospital cria “despacito do parto” e vídeo bomba na internet