Colunas / Fora dos manuais

O dia em que fomos expulsos da maternidade

Daquele momento em diante seríamos nós três, sem o botão para chamar a enfermeira - iStock
iStock

Publicado em 10/03/2021, às 08h00 - Atualizado às 08h01 por Beto Bigatti


“Hoje, vocês vão para casa”, sentenciou a obstetra com sua serenidade habitual naquela manhã de sábado. Havia chovido muito desde o dia em que virei pai, e o sol parecia ter escolhido à dedo aquele instante para voltar a brilhar, aquecendo o quarto 702 da maternidade de onde estávamos sendo, ao que tudo indicava, expulsos por uma médica inescrupulosa que não entendia o pânico de ficarmos a sós com aquele bebezinho lindo, frágil e chorão.

Juro que minha pressão caiu abaixo do nível do mar depois daquela decisão arbitrária da médica. Onde já se viu, como viveríamos pelos próximos anos sem a campainha para chamar as enfermeiras da maternidade? Atire a primeira pedra quem nunca se apegou à campainha da maternidade.

Daquele momento em diante seríamos nós três, sem o botão para chamar a enfermeira (Foto: iStock)

Tínhamos lido vários livros, feito curso de gestantes, conversado com amigos, tirado todas as dúvidas com a pediatra e a obstetra, comprado o melhor bebê-conforto para levar nossa cria embora, meses antes já havíamos escolhido a roupinha amarela para sair da maternidade, Jesus, estávamos preparados para o desafio!

Então, por que comecei a suar frio enquanto providenciava a alta hospitalar? Que raios estava passando na minha cabeça enquanto guardava tudo na mala de maternidade, preparada com tanto carinho, e que agora se transformara numa mochila de adolescente com tudo jogado lá dentro numa massaroca de roupas?

Eu só pensava na campainha que trazia paz, que salvava a vida do meu bebê (sempre fui dramático, não repare). Pelo preço daquele quarto privativo, merecíamos no mínimo um ano de campainha em casa! Bateu o desespero? Toca a campainha e brota uma enfermeira no meio do caos da tua sala!

Naquela etapa da vida, ainda acreditávamos ter o controle sobre tudo e os manuais não nos contavam que isso é pura balela. Nos preparamos para qualquer situação. Até banho dei numa boneca no tal curso de gestantes, mas ela não respirava e, pior, eu não amava aquela boneca. Já esse gurizinho, meu Deus, que amor incontrolável. O conhecia há três dias e tinha tanto medo de machucá-lo que sinto ter desaprendido tudo para o qual me preparei.

Acho que é isso: a gente se prepara. De verdade. Para o lado prático da coisa toda, mas quando o coração cai em si e você percebe que não tem volta, começa a desconfiar que, por mais que se esforce, nunca será o bastante para dar conta de todo aquele amor que brota no peito.

O sol voltara a brilhar para nos receber do lado de fora da maternidade (Foto: Shutterstock)

A verdade só entendi algum tempo depois: o sol voltara a brilhar para nos receber do lado de fora da maternidade, na vida real, como um sinal de que daríamos conta. E demos. E você vai dar conta também. E vai errar. E voltar a acertar. Anos depois, acredite, a campainha será apenas uma boa história para contar.


Leia também

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Mãe faz penteado maluco insipirado no trolls - Reprodução/ Instagram

Criança

Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil

Arthur Aguiar e Jheny Santucci estão esperando o primeiro filho juntos, depois de terminarem o namoro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Namorada de Arthur Aguiar chora ao desabafar sobre problema com o filho recém-nascido

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Virginia mostra mochila que filha escolheu para escola - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Virginia compra mochila de quase R$ 1 mil para filha de 2 anos levar para escola

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!