O homem e o autocuidado

Você não é egoísta por não ter tempo para cuidar da saúde, muito pelo contrário, é uma grande prova de amor para a sua família

De todos os temas que já conversamos por aqui, um definitivamente está fora dos Manuais de parentalidade! Dele pouco se fala, apesar de prejudicar toda a família. Para mim, começou no dia em que me tornei pai: naquele instante em que nosso filho vem pela primeira vez para os nossos braços. Um furacão de paz entra em nossas vidas. Pois bem, naquele momento, em que mal sentimos nossas pernas e o coração parece espremer nosso peito de emoção, muitos de nós têm a mesma percepção: entendem, como nunca, que algo é verdadeiramente para sempre.

As fases da Lua tem significado astrológico: veja
Pais, cuidem da saúde de vocês (Foto: iStock)

Um filho é permanente. Um vida inteira nos nossos braços. Foi naquele dia que eu senti algo ainda inédito para mim. Senti um medo aterrorizante de morrer. Mais do que isso! Num devaneio, senti que esta, nossa ausência, nunca mais seria uma opção válida, porque aquele serzinho indefeso que estava chorando e resmungando no meu colo dependia inteiramente de mim. Como faltar, então?

Paradoxalmente, agora sim, vamos ao tema de hoje. O homem precisa cuidar da sua saúde. Urgente. Para ontem. A esmagadora maioria de nós foi criada sem esta clareza. Partindo de crenças limitantes que impedem o homem de assumir suas fragilidades, ao contrário das mulheres, meninos seguem sendo educados sem nunca ouvir falar em autocuidado.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

E escrevo isto exatamente um dia após ter passado algum tempo na Emergência de um hospital por uma pressão que subiu às alturas. Aliás, que extrapolou os céus. Mas que serviu para alguma coisa. Serviu para me lembrar que, ao contrário do que se pensa, quando um pai não cuida de sua saúde ele está sendo egoísta. Homens usam a desculpa de priorizarem a família ou até a carreira para não reservar tempo para o autocuidado. Errado! Porque quando tomam a decisão da autonegligência, não pensam nas consequências de sua ausência. Não estão priorizando ninguém além deles.

Após a triagem e o eletrocardiograma, enquanto aguardava a avaliação do médico plantonista, eu só pensava nisso. Em como eu me deixei chegar neste ponto. O quanto de atenção faltou ao que importa. E, por fim, o quanto não havia, de fato, pensado no que estes descuidos em série podem acarretar a mim e à minha família.

Então, se você já é ou vai ser pai em breve, guarde esta coluna para ler eventualmente. Quando seu último check-up estiver apagado numa memória longínqua, ou quando seu fôlego falhar para subir um lance de escada, lembre-se de que já passou da hora de fazer algo por você e por quem você mais ama. Homem que é homem se cuida.

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.