Colunas / Fora dos manuais

Quando ter o segundo filho?

A parentalidade não é precisa como estatística. Só você sabe dizer o tempo certo de ter mais um filho - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 19/11/2021, às 09h09 por Beto Bigatti


Os números da Mega Sena do próximo sábado, a receita da felicidade ou a resposta para o sentido da vida. Todas estas incógnitas são mais fáceis de desvendar do que a pergunta que todo casal se faz: “É a hora de termos o segundo filho?”. E mesmo assim, tantos casais perdem o sono se perguntando: afinal, devemos ter outro filho agora? Daqui alguns anos? O bom é ter um depois do outro? Dar um tempinho? Um tempão?

A parentalidade não é precisa como estatística. Só você sabe dizer o tempo certo de ter mais um filho
A parentalidade não é precisa como estatística. Só você sabe dizer o tempo certo de ter mais um filho (Foto: Shutterstock)

Cada querido familiar tem uma opinião convicta para a sua decisão. “O ideal, meus amados, é ter tudo junto, assim se criam juntos, uma beleza!”. Sempre há o ponderado: “Melhor espaçar, assim o maiorzinho ajuda a criar o irmão mais novo”.  Tem também o desesperado: “Mas outro filho para quê? Esqueceu a trabalheira que dá?”. É aquilo: opinião todo mundo tem. Certezas, ainda mais.

Meu papel aqui, você já sabe, é confirmar que a resposta para a sua angústia não está em nenhum manual de parentalidade. E esta é mais uma da fila imensa de perguntas insensíveis (para dizer o mínimo) que começa com o “quando vão casar?”, passa pelo “quando vem o bebê?” e culmina com “e quando vem a maninha?”, dito geralmente quando a gestante está se recuperando da peridural minutos após o nascimento do primeiro filho.

Gente, para tudo! Bota um ansiolítico na água desse povo. Lamento, mas as receitas prontas acabaram. O que eu posso lhe oferecer é um abraço apertado e um ouvido bom de escutar. Pode me contar seus medos e ansiedades sobre a chegada de outro filho. Desabafar faz muito bem.

Saiba: na minha opinião, não há hora certa. Aliás, para nada. Li dia desses que, ao contrário do que se propaga por aí, a vida não é curta. Ela é, sim, a coisa mais longa que existe, afinal tudo acontece justamente na duração dela. Portanto, ter filhos, quando ter filhos e como ter filhos são decisões de cada pessoa. Respeitar estas decisões e as indecisões em torno do tema é dever de todo o resto.

Às vezes o coração alerta, às vezes não. Tem feto que é imprevisto, outros, chegam com hora marcada. Tem intervalos piquititos, outros amazônicos, tantas vezes nos surpreendem esses moleques.

Mas atenção: de todos os medos que nos rondam neste momento de indecisões, crer que não haverá amor para todos os filhos não faz sentido algum. É o mais disparatado dos medos. O que de verdade importa – e se você levar apenas esta ideia daqui já terá valido a pena, o que realmente importa é entender que o amor se multiplica com a chegada de outro filho. Se este era o seu medo, não dê ouvidos a mais ninguém. Pare tudo e escute o que pulsa em você. Geralmente a resposta está aí dentro. E se der medo, vai com medo mesmo.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”