Criatividade: descubra diferentes formas de desenvolver essa habilidade no seu filho

Não é só na aula de Artes

Quando a criatividade é vista em toda a sua amplitude habilidades como curiosidade, imaginação, coragem e persistência são desenvolvidas (Foto: Getty Images)

Eu já sabia disso, mas fiquei especialmente surpresa ao perceber que a Estônia – o país que tem, hoje, a terceira melhor educação do mundo e a melhor da Europa – nutre a criatividade de crianças e jovens o tempo todo, em todas as disciplinas.

O exame que dá origem ao ranking de melhor educação em todo o mundo só avalia leitura, matemática e ciências. E foi interessantíssimo descobrir que quem está no topo dessas habilidades e dessas disciplinas na Europa valoriza a criatividade como um mindset (um modelo de pensamento) e não só como uma ferramenta para a aula de Artes.

Quando a criatividade é vista em toda a sua amplitude, habilidades como curiosidade, imaginação, coragem e persistência são desenvolvidas.

Semana passada visitei (depois da Alemanha) algumas escolas de Tallinn, capital da Estônia. Lá, essas habilidades são trabalhadas através de metodologias pedagógicas ativas em todas as aulas. Ou seja, o professor está sempre aguçando a iniciativa e o protagonismo da criança que é parte central do processo de ensino-aprendizagem. Assim, ele aprende a perceber e a resolver problemas desde cedo e mantém sua mente aberta e motivada ao aprendizado (porque ele faz parte disso). Ou seja, cresce apto para vivenciar as mudanças desse mundo louco que já estamos vivendo.

Você já tinha ouvido falar de metodologias pedagógicas ativas? Será que a escola do seu filho também faz uso delas? Essa semana farei uma série de posts no meu Instagram com mais informações sobre esse tema. Acompanhe comigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas de pertinho pelo insta @biancasollero.

Semana que vem volto aqui com um novo texto! Até breve!

Leia também:

Entenda porque seu filho terá mais sucesso no futuro se ele for criativo

Criatividade na infância: o mundo mudou, e agora?

Pai inventa cadeira especial para ler com os três filhos e dá show de criatividade