Educar, Amar, Criar: conceitos que andam juntos

Entenda o porquê disso e troque ainda mais informações assistindo ao 10º Seminário Internacional Pais&Filhos: Quem ama, cria

Não é à toa que dizemos “criar um filho” quando estamos nos referindo a “educar uma criança”. Educar é, mesmo, um processo criativo. Mas, ao contrário do que muitos pensam, criatividade não é algo restrito àquelas pessoas que têm algum “dom” ou “talento” nem algo que a gente usa só para criar algo artístico. Não!

Criar é um ato de amor (Foto: iStock)

A criatividade é uma habilidade cognitiva e socioemocional inata a todos os seres humanos. De fato, é algo que, se não receber a atenção devida, se atrofiará com o passar dos anos. Ainda que existam muitos recursos para sua recuperação, a principal dica para mantê-la sempre aquecida em nós, desde a infância, é cuidar da nossa escuta interior, das nossas motivações intrínsecas (Amabile, 1999). Uma pessoa que cresce conectada ao seu coração vive a vida com criatividade.

Saber ouvir o que nosso coração nos diz é também imprescindível para educar crianças com mais leveza. É certo que ter noções de desenvolvimento infantil assim como conhecer as necessidades fisiológicas da criança podem evitar muita dor de cabeça em vão. Mas a verdade é que nenhum manual de psicologia, pediatria, pedagogia, nutrição, fisioterapia ou fonoaudiologia te protegerá de tudo o que você pode precisar na educação do seu filho.

Isso porque, como todo bom processo criativo, não basta unirmos ideias, informações e conhecimentos… É preciso incluir amor e intuição. É preciso SENTIR o que nossos filhos precisam e SENTIR o que pode funcionar com cada um deles – porque, afinal, cada criança é única!

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Criar é um processo que envolve várias pessoas (Foto: iStock)

Se um óvulo e um espermatozóide se uniram para CRIAR algo tão original quanto uma criança, guiá-la em seu processo de tornar-se pessoa não será algo muito prático ou facilmente descrito num e-book com as melhores dicas para educar um filho.

Para CRIAR filhos saudáveis você não precisa de nenhum exagero, nenhum extremo. Basta considerar incluir seu coração nesse processo. Escutar os especialistas, estudar o que desejar mas, acima de tudo, separar tempo e disposição para olhar e sentir o seu filho como ele é (não como ele deveria ser) e, então, fazer o que o seu coração sente que é o melhor para vocês dois.

Dia 1 de dezembro tem o décimo Seminário Pais&Filhos trazendo conversas potentes para te assegurar disso: quem AMA, cria!

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!