Como ensinar seu filho o valor do dinheiro?

Importante desde cedo!

(Foto: Shutterstock)

Seu filho está na fase consumista de pedir mais presentes e brinquedos toda hora? Tem um jeito fácil de melhorar isso e ainda ensinar seu filho como lidar com o dinheiro.

Você deve ensinar para o seu filho o valor do dinheiro. Quando ele começa a pedir já se deu conta do que é o dinheiro e que ele serve para comprar coisas. Nessa hora, vale você perguntar se ele sabe o que é dinheiro, mostrar as notas, fazer a criança entrar em contato com isso.

O mais importante é você perguntar para seu filho se ele sabe de onde vem o dinheiro e explicar. “É a gente que coloca o dinheiro no banco e ganhamos ele com o trabalho“. Assim, você já começa a passar algumas noções de ética de trabalho.

Cuidado apenas com os termos que você usa. Não fala que trabalha para conquistar o dinheiro, mas sim que você trabalha para ganhar dinheiro e também por um senso de realização, por gostar da atividade que você faz, para contribuir, por uma série de motivo a mais.

Falar que você trabalha para ganhar dinheiro da uma ideia diferente, pois não é só chegar lá e pronto, precisa conquistar com esforço e suor. Explique que precisa trabalhar muito para conseguir pagar as contas, faça com que seu filho entenda que tudo tem um preço, mas se prioriza, vamos ter tudo que importa de verdade.

Leia também:

 Ensinar as crianças sobre dinheiro é importante: “Elas precisam entender como se ganha e como se gasta”

Dicas para você cuidar do seu dinheiro sem perder a cabeça

Menino realiza sonho do amigo ao juntar dinheiro para comprar uma cadeira de rodas