Cuidar de si mesma é o melhor presente que toda a sua família pode ganhar

Antes de cuidar dos outros, você precisa cuidar de você. Não se deixe de lado

Só cria filho feliz, uma mãe feliz (Foto: Getty Images)No momento em que nos tornamos mães, passamos a nos colocar sempre em segundo plano. O foco passa a ser o bem-estar dos filhos, antes de qualquer outra preocupação. Como tudo na vida, mesmo em relação a nossos sentimentos de mãe, quando falta equilíbrio, a conta em algum momento chega.

Depois de muito tempo sob tanto estresse, incertezas, perdas e acúmulo de papéis, mais do que nunca é preciso cuidar da sua autoestima. Há pesquisas que mostram o enorme impacto que a baixa autoestima dos pais gera no desenvolvimento dos filhos. Mães com bom nível de autoestima conseguem amenizar os efeitos que longos períodos de estresse geram nos filhos.

Você consegue pensar em um momento mais propício para dar um carinho especial a essa mãe que segurou a barra pesada que enfrentamos esse ano todo? Sempre é tempo, sempre é hora. Em especial neste final de um ano tão estressante, dê a si mesma o presente do autocuidado.

Não vale a pena passar horas em reuniões com parentes distantes que não estiveram presentes, ainda que virtualmente, ao longo do ano. Fazer escolhas para estar em companhia de quem deixa você mais feliz pode transformar a memória que você vai levar deste ano.

Se você fica mais leve, seus filhos acompanham, mesmo que de forma inconsciente. E não precisa pedir licença ou se desculpar por cuidar de si mesma. Sua autoestima e seus filhos vão agradecer em forma de maior harmonia em cada um dos dias que restam deste ano que vai marcar para sempre a vida de todos nós.

Especialmente se você é uma daquelas pessoas que já sofrem com antecedência, só de pensar no cansaço que a organização das comemorações de final de ano gera, é hora de fazer diferente. Criar coragem para dar a você aquilo que merece, depois de tantas angústias: momentos tranquilos, sem autocobrança, sem horários marcados, só curtindo o prazer de renovar a paz em família.

E não precisa sentir remorso por se colocar em primeiro lugar. Quando você está bem consigo mesma, seus comportamentos não sofrem variações extremas e ficam menos vulneráveis a fatores externos, sobre os quais você não tem como agir. Isso gera uma sensação de equilíbrio para os filhos, que sentem na sua coerência entre discurso e fala a segurança para lidar com suas próprias emoções e desafios.

As interações entre mãe e filho são sustentadas por postura e atitudes mais positivas, que incentivam comportamentos e hábitos saudáveis. Pense nessas festas de final de ano como um período em que você também merece descanso. Sossego em família. Valorize o fato de ter conseguido chegar até aqui, inclusive com os tropeços que ocorreram ao longo do caminho.

Cuidar de si mesma é o melhor presente de Natal que toda a sua família pode ganhar. Todo nosso amor, carinho e respeito por essa Mulher sensacional que você é. Que o Natal seja repleto de momentos leves e de muita paz em família!