Astrologia e Meditação: despertar para a vida!

Observar a vida sob uma luz diferente pode transformar nossa realidade

O que tendemos a fazer é colocar nas situações externas a nossa “felicidade”. É muito fácil ficarmos presos em ciclos de sofrimento quando tentamos eliminar nossos sentimentos ou quando nos emaranhamos em excesso de análises.

A meditação pode te ajudar a trazer clareza sobre as suas emoções
A meditação pode te ajudar a trazer clareza sobre as suas emoções (Foto: Getty Images)

Na leitura do nosso mapa astrológico sistêmico, colocamos luz aos nossos desafios e potenciais trazidos em nosso sistema familiar. Encontramos obstáculos para que sejam superados, ou posicionamentos que muitas vezes não entendemos e viemos desenvolver.

Sempre digo nas leituras que o caminho para a cura de padrões negativos é o não julgamento de toda nossa história e a história dos que vieram antes de nós. Mas como fazer isso? Muitas ferramentas incríveis estão à nossa disposição para isso, uma delas é a prática meditativa.

Quanto mais consciência temos daquilo que nosso mapa indica, dos potenciais e talentos, assim como desafios e aprendizados, mais instrumentalizados estaremos para manifestarmos a melhor versão dele! E na minha percepção, um dos passos que pode nos possibilitar a expansão da consciência e a elevação da frequência de energia é o Silêncio!

No silêncio nos conectamos com nossa essência, com o amor que nos cria. Acredito que cada um de nós encontra uma forma para entrar em contato com o momento presente. Seja através das artes, da dança, dos esportes, das atividades físicas… Seja qual for sua forma, busque-a. Pratique! É uma grande chave que se vira quando entramos neste caminho!

Observar a vida sob uma luz diferente pode transformar nossa realidade. Quer ver? Observe se você está no piloto automático em suas atividades rotineiras, como por exemplo: escovar os dentes. Ao invés de pensar e elaborar seu dia enquanto está no piloto automático, que tal experimentar ficar presente e atento em suas ações diárias? Isso pode te trazer mais tempo, ao contrário do que as pessoas pensam, você não está economizando tempo fazendo isso, está apenas trazendo ansiedade, vivendo uma vida que nunca chega.

Observe se está julgando demais o tempo todo, lutando com pensamentos comparando o mundo real com seu mundo ideal. Experimente ficar de lado por um momento e observar o que se desenrola sem precisar analisar e colocar seus preconceitos.

Apenas observe seus pensamentos, não os torne a sua verdade. Por exemplo: se vier à mente “não sou bom suficiente” observe de onde veio essa afirmação e se lembre “pensamentos são apenas pensamentos”. Você é a sua realidade.

Veja se está revivendo a todo momento situações do seu passado. Observe se muitos dos seus sentimentos de dor não são causados por estar a todo tempo revivendo situações de perda e sofrimento. Ou se não está criando imagens de futuro onde vive antecipadamente dores e perdas.

Viver o presente não é deixar a vida me levar. É ter o entendimento de ver as coisas como são: a memória do passado é apenas uma memória, o planejamento do futuro é apenas planejamento. Ter essa clareza evita que você seja escravo da viagem do tempo mental. Tudo o que você precisa está aqui e agora, por isso, tudo é perfeito como é!

Deixo aqui dicas de meditação para os elementos astrológicos:

Meditação para o elemento Terra (Capricórnio, Touro, Virgem) – Em um lugar tranquilo feche os olhos e sinta sua respiração por alguns minutos. Comece a visualizar o planeta Terra. Sinta a conexão com a Terra. Deixe ir embora o medo da escassez e da própria vida. Permita que seus medos se dissolvam. E agora permita sentir sua respiração trazendo a você a firmeza. Finalize a meditação agradecendo seu corpo, sua casa, a matéria, a natureza.

Meditação para o elemento Água (Câncer, Escorpião. Peixes) – Em um lugar tranquilo comece a fazer algumas respirações profundas por alguns minutos. Visualize-se em um mar azul. Mergulhe no fundo do mar e sinta o oceano profundo e calmo. Sinta-se totalmente entregue a essa água. Finalize sua meditação agradecendo todas as suas emoções e sentimentos que permitem que você conheça o que é a alegria, felicidade e amor.

Meditação para o elemento Ar (Libra, Aquário, Gêmeos) – Em um lugar tranquilo, comece sua respiração devagar e vá expandindo aos poucos. Sinta como todo seu corpo respira, leve o ar a todos os órgãos. Agora observe seu ritmo respiratório e vá retornando o contato com o seu corpo físico e agradeça esse momento de conexão profunda com sua respiração.

Meditação para o elemento Fogo – (Áries, Leão, Sagitário)  Em um lugar tranquilo comece fazendo algumas respirações profundas e relaxando todo o seu corpo. A medida que vai respirando visualize um grande círculo de fogo sendo formado a sua volta. Se conecte ao calor e vitalidade que esse fogo emana. E finalize a meditação agradecendo a sua força, sua capacidade de movimento e ação.