O poder da compaixão e autocompaixão

A autocompaixão nos leva a mudar nos permitindo sermos mais saudáveis

Compaixão e autocompaixão são chaves importantes para um caminho de crescimento e harmonia nas relações. Na Astrologia Sistêmica, Netuno é o planeta relacionado a esse tema. Ele nos mostra onde podemos viver num mundo ilusório negando a realidade, permanecendo infantis ou vitimizados, e onde trazemos dores de sonhos não realizados por nossos ancestrais, mas é através dele, do Amor e especialmente da COMPAIXÃO que vamos nos reconectar com o Divino em Nós e colocar nossos sonhos em prática, encontrando pertencimento, no nosso tempo, sem críticas ou julgamentos.

A autocompaixão traz muitos benefícios para quem pratica (Foto: Shutterstock)

Um estudo recente mostra que pessoas com grande autocompaixão têm menos probabilidade de relatar uma variedade de doenças, como dores nas costas, dores de cabeça, e até problemas respiratórios. Ela pode criar uma sensação de segurança que nos permite enfrentar nossas dificuldades e fazer mudanças positivas em nossas vidas, em vez de ficarmos reativos ou desanimados.

Quando passamos por um momento complicado ou percebemos algo que não gostamos em nós mesmos, ao invés de apenas ignorar a dor, a compaixão nos guia a dizermos a nós mesmos “isso é realmente difícil agora”, como posso confortar e cuidar de mim neste momento?”, “o que está me fazendo sentir triste ou com raiva nesse momento?”. Ao invés de se julgar e se criticar por supostas inadequações, a autocompaixão significa que você é gentil e compreensivo quando confrontado com falhas pessoais.

A autocompaixão nos leva a mudar nos permitindo sermos mais saudáveis. Talvez o mais importante, ter compaixão por si mesmo significa que honramos e aceitamos nossa humanidade, e a humanidade no outro, a nós mesmos e nosso sistema familiar. Quer ver um exemplo na Astrologia?

Netuno na Casa 7 no Mapa Natal traz a tendência a idealizar os parceiros e a não conseguir se conectar aos relacionamentos reais. Traz uma dor relacionada aos casamentos sofridos no sistema familiar, assim como decepções e desilusões. Trabalhar a autocompaixão e o perdão pode levar a um casamento conectado, verdadeiro e amoroso.

Dá uma olhada em Netuno nas Casas Astrológicas do Mapa Natal: Netuno nas Casas – qual área devemos olhar para a realidade com amor e apoio

  • Casa 1: Corpo e autoimagem
  • Casa 2: Valores e Talentos
  • Casa 3: Comunicação
  • Casa 4: Família e Maternidade
  • Casa 5: Criança Interior, Filhos e Paternidade
  • Casa 6:  Saúde, Rotina e Trabalho
  • Casa 7: Parcerias e Casamento
  • Casa 8: Sexualidade e Intimidade
  • Casa 9: Contato com Exterior e Conhecimento
  • Casa 10: Vocação
  • Casa 11: Projetos e Relações Sociais
  • Casa 12: Espiritualidade

Pessoas compassivas consigo mesmas e com os outros são proativas. Pessoas críticas e julgadoras consigo e com os outros são reativas. Que tal começar consigo e com sua família a proatividade? Conhecer a si mesmo é um poderoso passo para harmonizar sua relação com parceiros, pais e filhos.