Sem esforço, sem ganho? É importante encontrar prazer na vida

Tudo aquilo que está pesado está fora de lugar, tudo aquilo que demanda dor, não está no fluxo natural

Na Astrologia acreditamos que existe uma sintonia e sincronia na relação entre os astros. Tudo flui sem esforço. Mesmo quando temos aspectos tensos ou conflitantes, tudo flui sem peso, é leve. Esse ano compreendi um pouco mais a frase que diz: “Se tem esforço está errado. Se tem esforço não é natural”.

É importante levar a rotina de forma leve e fazer coisas que você gosta também
É importante levar a rotina de forma leve e fazer coisas que você gosta também (Foto: Getty Images)

Compreendi e senti como ela é verdadeira. Esforço no sentido de algo contra a ordem natural, algo que demanda de nós uma energia que não temos, que nos suga. Por muitos anos sempre detestei atividade física. Ir para academia era uma tortura, ou até qualquer outro tipo de esporte. Exigia de mim, um esforço que não era natural. E ainda me deixava mais cansada.

Até que comecei a fazer aulas de defesa pessoal no intuito de ganhar autoconfiança. E uau, encontrei o meu esporte. Agora entendo o que é fazer uma atividade física sem esforço no sentido de leveza, de alegria, de prazer. Sim, é uma atividade que cansa muito fisicamente, que trabalha muito o corpo, mas não me esforço para estar lá, é divertido, é leve.

Tudo na vida pode ser leve. Todas as áreas da nossa vida podem e devem ser leves. Tudo aquilo que está pesado está fora de lugar, tudo aquilo que demanda dor, não está no fluxo natural. Você já parou para pensar que áreas da sua vida estão exigindo esse tipo de esforço de você? O esforço de peso, de não naturalidade?

Quantas relações eu vivi onde me esforçava ao máximo para ser aceita e amada e o desgaste e dor viam como resultado? A maturidade e o escolher aquilo que é leve, nos tiram de padrões e da falsa ideia que criamos que sem esforço ou sem dor não há ganho. Como você está com relação ao seu trabalho? Aos seus filhos? Seus pais? Sua saúde?

No mapa sistêmico também vamos encontrar quais são as melhores formas de lidarmos com as áreas em nossas vidas e onde vamos encontrar maior fluidez. Os signos nos indicam os comportamentos, as casas indicam as áreas e os planetas os desafios ou potencialidades.

Com os primeiros Eclipses do ano se aproximando (30 de abril em Touro e 16 de Maio em Escorpião) teremos momentos importantes para refletirmos o que precisamos desapegar para que possamos estar conectados a alegria de viver e ao prazer do aqui e agora. Deixo essa reflexão: que parte sua se esforça demais, a quem você está tentando ser leal? Como você está com relação à sua verdade, suas escolhas? Aproveite o período que antecede e sucede os eclipses para observar esses comportamentos e iniciar uma nova postura.