Colunas / Astrologia em família

Um olhar sistêmico sobre a violência doméstica

A série Maid, da Netflix, trouxe reflexões importantes - Getty Images
Getty Images

Publicado em 18/10/2021, às 12h11 por Cris Branco


A série Maid na Netflix tem chamado a atenção para temas profundos e dolorosos, mas extremamente presentes na realidade atual. Nos atendimentos de Astrologia Sistêmica e Familiar, 7 entre 10 pessoas vivenciaram algum tipo de agressão/abuso, muitas vezes sem consciência de aquilo já existia na história dos pais, avós, bisavós. Muitos casos, em uma determinada relação, se tornam agressores e em outros, mudam o papel e se tornam vítimas.

A série Maid, da Netflix, trouxe reflexões importantes
A série Maid, da Netflix, trouxe reflexões importantes (Foto: Getty Images)

Essa série, Maid é sobre esse tema tão denso: abuso, e podemos ver claramente a repetição de padrões dentro de ambos os sistemas familiares, tanto dos agressores como das vítimas. No lado das vítimas, a protagonista, sem ter consciência à princípio que a mãe sofria abuso também, repete a dor, num contexto diferente, agora com feridas que não ficam visíveis através de hematomas: feridas psicológicas e emocionais.

No lado dos agressores, o parceiro que se torna abusivo repete o que viveu com a mãe que era agressiva e presa no uso de drogas. Ele se torna alcoólatra, e reproduz o comportamento de violência que sofreu quando criança: faz com a parceira em um outro contexto, o que a mãe fazia com ele.

Perceber essa repetição nos convida a quebrar o silêncio que é de certa forma o mantenedor desses abusos e talvez descobrir que não existem pessoas ruins, existem pessoas que sofrem. Pessoas que repetem traumas e sangram suas feridas umas nas outras.

Fazer movimento para quebrar o ciclo é a possibilidade de cura a todos. E essa série é sobre isso: sobre cortar o laço com a dor psíquica. E ter coragem de se afastar em definitivo de padrões que nos ferem. Sobre a coragem para interrompê-los e sobre a dificuldade dessa quebra. De como não existe heroísmo, e sim uma sequência de derrotas e o quanto é fundamental a ajuda. Em ambos os lados, agressores e vítimas.

Na Astrologia Sistêmica, o elemento fogo é o representante dos agressores e o elemento água o representante das vítimas.

  • Fogo: memória que trazemos das histórias relacionadas à violência, agressão, abandonos, acidentes, jogos, vícios, guerras, crimes, assassinatos.
  • Água: memória que trazemos das histórias relacionadas às dores, sofrimentos, sacrifícios, renúncias, abusos, lutos.

Pontos como Karma (padrões), Quiron (feridas de infância) e Plutão (dores profundas do sistema) nesses elementos, principalmente nos signos de Áries e Escorpião, vão indicar desafios dentro da família a serem curados relacionados à violência e sofrimentos. As histórias de abusos são muito mais frequentes do que podemos imaginar. Normalmente, vem de gerações e gerações antes de nós.

Trazer consciência é o primeiro passo para romper esse ciclo de dor, para iniciar essa jornada de encontro consigo mesmo, e não levar adiante esse legado de sofrimento aos seus filhos, netos, bisnetos, por isso, sempre busque ajuda, quebre o silêncio. É preciso enfrentar a gravidade dos abusos, caso contrário, esse problema permanecerá nas sombras nos assombrando.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais