Publicado em 03/06/2016, às 08h23 - Atualizado às 09h34 por Ligia Pacheco
Na coluna anterior, dei dez dicas para educar a criança para e na responsabilidade. Nesta, sugerirei tarefas de acordo com a faixa etária da criança e de seu desenvolvimento. Mas antes, vale lembrar que qualquer aprendizagem é processual, contínua, atencional, intencional e depende da experiência.
Ou seja, as novas aprendizagens ampliam aprendizagens anteriores num contínuo sem fim e é isto que possibilita o desenvolvimento. Mas, elas só se realizam de fato pelo sujeito que aprende, neste caso, a criança. Portanto, seu filho precisa interagir na e com a experiência para aprender. Precisa ter a oportunidade. Protegê-lo ou subestimá-lo irá prejudicar o progresso do seu processo de desenvolvimento.
Seu filho precisa ainda ter a intenção e a atenção para possibilitar que os novos elementos a serem aprendidos consigam entrar e ampliar suas construções anteriores. E para tal, facilita ter motivação (motivo-na-ação). Possibilite-a e evite o blá blá blá que de fato não funciona. O que vale mesmo é a experiência com sentido e sentir. Aquela que deixa permanece e faz progredir. Leia a breve, mas preciosa postagem no meu blog e veja como surpreender sem blá blá blá.
Agora, vamos às tarefas que, em geral, são bem possíveis para a criança realizar e são ótimas ao seu amplo desenvolvimento.
De 2 a 3 anos: a criança é capaz de tirar a roupa e colocá-la na roupa suja, tirar e guardar os sapatos, colocar o seu prato na mesa, organizar os brinquedos, passar pano nos móveis baixos. Em relação à escola, já consegue colaborar na organização da mochila que vai e volta da escola.
De 4 a 6 anos: além das tarefas anteriores que já se dão de forma mais desenvolvida, a criança já pode colaborar, progressivamente e cada vez com menos supervisão, em várias atividades domésticas como guardar as compras, varrer a casa, recolher o lixo, arrumar a cama, molhar as plantas, alimentar os animais de estimação. Já na parte escolar, já é capaz de organizar a mochila e a começar a realizar as tarefas escolares com mais autonomia.
De 7 a 10 anos: com o desenvolvimento do sistema nervoso e das experiências anteriores, a criança já é capaz de colaborar com as refeições, colocá-las à mesa e as recolher. Lavar a louça, organizar a cozinha, recolher as roupas do varal, varrer o chão, passar aspirador de pó. Em relação à escola, se foi bem desenvolvido nas etapas anteriores, já consegue cuidar da agenda e das atividades escolares com responsabilidade e autonomia.
A partir de 11 anos: já é capaz de preparar lanches e refeições rápidas, levar o lixo para fora, trocar roupa de cama, lavar o banheiro. Em relação à escola, já deve ser e se sentir responsável pela própria agenda e tarefas escolares com consciência de que isto diz do seu próprio desenvolvimento.
Leia mais:
9 tarefas que você pode delegar
7 dicas para organizar sua vida
8 ideias que facilitam seu dia a dia
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”