Entenda a importância de saber quando você ficou grávida

Saiba a importância de saber a data certa! (Foto: Getty Images)

Além de ser uma curiosidade legal, é importante saber quando você ficou grávida para fazer os exames certos no tempo certo e ter o acompanhamento correto do seu obstetra.

Os médicos geralmente estimam o tempo de gestação com base na menstruação. A mulher tem geralmente de 28 a 30 dias de intervalo e o período fértil acontece 2 semanas depois do fim da menstruação.

Quando falamos que a mulher está grávida de 5 semanas, na verdade provavelmente engravidou há 3 semanas, pois a concepção aconteceu duas semanas depois, no período fértil.

É difícil conseguir precisar exatamente o dia, pois pode variar de mulher para mulher e isso também pode gerar confusão na hora de saber quem é o pai. Se depois da semana fértil ainda tiver dúvidas de quem é o pai, só poderá descobrir depois do nascimento.

É importante saber com precisão a data da concepção pois é importante para organizar toda a gestação. Os médicos usam dois meios para descobrir isso: a data da última menstruação e um exame chamado ultrassonografia precoce.

A data da última menstruação é o 1° dia do último ciclo menstrual que a mulher teve. Mas não são todas que marcam, por isso usamos o ultrassom. A margem de erro do exame aumenta conforme a gestação passa, por isso precisa fazer logo cedo, de 6 a 7 semanas de gestação, ou seja, 2 a 3 semanas depois do atraso menstrual.

Leia também:

Tudo sobre o terceiro trimestre da gravidez: cuidados, mudanças no corpo e exames

Tatá Werneck fala sobre problemas na gravidez e é sincera: “Eu só sai umas 7 vezes”

Sabrina Petraglia posta foto comemorando aniversário e mostra barriga de gravidez: “Estou me amando”