Fertilidade feminina: existe idade certa para engravidar?

Saiba tudo sobre as possibilidades de engravidar em cada faixa etária!

(Foto: iStock)

A fertilidade feminina é um assunto muito complexo e variável. Por incrível que pareça, não é fácil engravidar.  Mesmo que o casal mantenha relações sexuais frequentes, esteja tentando e levando em consideração o período fértil da mulher que, além de tudo, tenha um ciclo menstrual regulado, a idade é um fator muito importante e que deve ser analisado se a mulher deseja engravidar.

As chances de engravidar de gestações espontâneas são estratificadas de acordo com a idade. Mulheres de 20 a 30 anos têm, em média, de 20% a 25% de probabilidade de engravidar. Já em mulheres na faixa etária dos 35 anos, essas chances caem para 15%. Nas mulheres que se aproximam dos 40 anos as possibilidades diminuem para 10% a 5% por mês. Para mulheres de 45 anos ou mais, as chances de engravidar de forma natural são de 1%.

A infertilidade, de acordo com o ponto de vista médico, ocorre se depois de 12 meses o casal tentou engravidar e não conseguiu. A partir disso, inicia-se uma série de exames para diagnosticar os motivos dessa infertilidade. Em média, 15% da população sofre com isso.

Neste vídeo, o Dr. Igor Padovesi, que além de ginecologista e obstetra, é pai da Beatriz e do Guilherme, explica tudo sobre a fertilidade feminina no novo vídeo da série “Gravidez Sem Neura”.

 

Leia também: 

Saiba quais são os benefícios da atividade física na gravidez

Sexo na gravidez: pode ou não?

Gestante pode dirigir?