Gravidez: vacinas que você precisa tomar

A prevenção é sempre o melhor remédio

A imunização materna é muito importante (Foto: Getty)

 

A vacinação da gestante é tão importante quanto à do bebê, com ela diversas doenças são prevenidas e a transmissão vertical não ocorre. É muito importante conferir e atualizar sempre a sua caderneta de vacinação. Nesse vídeo o Dr. Igor Padovesi fala sobre a imunização necessária na gravidez.

Uma das vacinas importantes é a contra a influenza, ou popularmente chamada de gripe, que tem sua campanha geralmente propagada no outono e no inverno, pois é nessa época que o vírus circula com maior facilidade.

A hepatite B é uma doença do fígado causada por um vírus infeccioso. Os tipos A e C são outras espécies do vírus que também causam a doença, mas somente as A e B têm vacina. Toda gestante tem que ter o seu status para hepatite B verificado e caso não seja imune, ela deve receber a vacina, que é feita a partir de três doses.

A vacina DPT, ou tríplice bacteriana, combate a coqueluche, difteria e o tétano. A imunização é feita no final da gestação, a partir de 20 semanas. A campanha é estimulada principalmente por conta dos surtos de coqueluche neste inverno de 2019 em diversas cidades do Brasil, inclusive em São Paulo. Além da mãe, as pessoas que estão em contato muito próximo com o bebê precisam tomar a vacina também.

Para mais informação veja o vídeo:

 

Leia também:

Gestantes, o seu calendário de vacinação é tão importante quanto o do seu bebê

3 vacinas que a grávida precisa tomar

Vacinar é preciso!