Colunistas

Períneo: qual a importância na hora do parto normal?

O períneo é a região que fica entre a vagina e o ânus da mulher. É um local que merece uma atenção maior no parto normal, pois pode ocorrer laceração, uma ruptura quando a cabeça ou ombros do bebê passam.

Episiotomia é um procedimento que ocorria muito antigamente para aumentar o canal por onde o bebê passa, mas hoje em dia é pouco indicado. Para minimizar as chances disso acontecer, a mulher pode preparar o períneo para a passagem do bebê.

Com alguns exercícios, a musculatura do períneo vai ficando elástica e o indicado é começar entre 34 e 36 semanas antes do parto. Assim, há uma distinção elástica e não ruptura muscular.

Massagem perineal

É uma massagem feita com os dedos, mas a mulher pode precisar de ajudar por conta do barrigão. Hoje, existe um aparelho chamado Epi No, um balão de silicone que a mulher introduz na vagina para distender progressivamente e aos poucos ir ganhando elasticidade no canal vaginal.

É importante ter um profissional acompanhando o processo. Fisioterapeutas tem a formação necessária para isso na área de Saúde da Mulher.

A vagina não vai ficar alargada depois do uso, os próprios hormônios da gravidez deixam esses músculos mais flácidos e elásticos e depois ela vai voltar ao normal.

Leia também:

Tudo sobre parto cesárea: dói? Quando é indicado? Como é a recuperação?

Parto normal x cesárea: saiba quais são as principais diferenças entre os dois

Episio… o quê?