Saiba quais são os benefícios da atividade física na gravidez

Aproveite para ver quanto tempo de exercício você deve fazer durante a semana

Os exercícios físicos são muito importantes durante toda a gestação (Foto: Shutterstock)

Existe um mito que diz que a mulher não pode fazer atividade física durante a gravidez, porém é cientificamente comprovado que os exercícios são fundamentais para a saúde da gestante e do bebê. Eles podem ser feitos durante toda a gestação, inclusive no primeiro trimestre.

Os benefícios da atividade física são muito maiores do que as possíveis ameaças relacionadas a ela.  A mulher sedentária tem mais riscos de desenvolver uma diabetes gestacional, uma hipertensão, ganhar peso excessivo e consequentemente o bebê crescer muito, dificultando o trabalho de parto.

Segundo a Sociedade de Ginecologistas e Obstetras do Canadá, o ideal é que a gestante faça, no mínimo, 150 minutos de exercícios durante uma semana, que podem ser distribuídos em três dias. Isso significa que em três dias, ela pode fazer 50 minutos de atividades, ou, 30 minutos durante cinco dias na semana.  Se ela conseguir fazer mais, os benefícios também aumentam.

Exercícios de impacto e muito intensos não são recomendados, o ideal é aliar modalidades que combinem, como exercícios aeróbios, que gastam energia, com outros que aprimorem a resistência, incluindo os específicos para o assoalho pélvico, que é toda a musculatura interna de sustentação do abdômen.

Mulheres com ameaça de parto prematuro, colo curto, que tiveram ruptura da bolsa e perderam líquido, sangramentos durante a gravidez e placenta prévia, não devem fazer nenhum tipo de atividade física.

Neste vídeo, o Dr. Igor Padovesi, que além de ginecologista e obstetra, é pai da Beatriz e do Guilherme, explica tudo sobre a prática de exercícios físicos durante a gestação no novo vídeo da série “Gravidez Sem Neura”.

Leia também: 

Dicas: os exercícios físicos mais indicados para as grávidas

6 exercícios que trazem bastante energia para mães cansadas

Aprenda a se exercitar em casa durante a gravidez