Sarampo: tire todas as suas dúvidas

A vacinação é a única maneira de combater a doença

Um dos sintomas da doença incluem manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (Foto: Getty Images)

O sarampo é uma doença infecciosa extremamente contagiosa que é transmitida pelas vias respiratórias, ou seja, pelo contato direto com a pessoa infectada. Era uma doença erradicada aqui no Brasil, porém com a falta de conscientização das pessoas ao não vacinarem os filhos, neste ano ocorreram diversos surtos em todo o país.

Os sintomas se assemelham aos da gripe e incluem: febre, manchas vermelhas, que aparecem inicialmente no rosto e atrás das orelhas, e,posteriormente, se espalham pelo corpo, dores de cabeça, coriza, dores no corpo, tosse, vermelhidão nos olhos e mal-estar. Eles geralmente aparecem de 10 a 14 dias após a exposição.

A vacinação é a única forma de prevenir a doença. A primeira dose da vacina tríplice viral pode ser tomada a partir dos 12 meses de vida do bebê, já a segunda dose, com a vacina tetra viral, aos 15 meses. Crianças de 5 a 9 anos tomam duas doses da vacina tríplice. A imunização combate além do Sarampo, a Rubéola e a Caxumba. Gestantes, pessoas que já estão contaminadas com o vírus da doença, crianças menores de 6 meses e pessoas imunodeficientes não podem tomar a vacina. 

Para mais informações sobre a doença e também sobre a imunização, assista o novo vídeo da série semanal “Gravidez Sem Neura”, comandada pelo Dr. Igor Padovesi, pai da Beatriz e do Guilherme.

 

Leia também:

Gravidez: vacinas que você precisa tomar 

Gestantes, o seu calendário de vacinação é tão importante quanto o do seu bebê

3 vacinas que a grávida precisa tomar