Sono na gravidez: qual é a melhor posição para dormir?

Vamos te ajudar nesse momento delicado

A verdade é que não há diferença entre dormir virada para o lado direito ou esquerdo (Foto: iStock)

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde da mãe e do bebê, mas sabemos que a hora do sono de uma gestante é um momento complicado e que muitas vezes pode virar um verdadeiro pesadelo. As câimbras, a congestão nasal, as várias idas ao banheiro e outras dificuldades aliadas ao crescimento da barriga que dificilmente se acomoda em uma única posição, são alguns dos diversos problemas enfrentados durante a gestação.

As dificuldades aumentam quando a gestação está chegando ao fim, pois a movimentação fica ainda mais difícil com a barriga já grande. As mulheres que estavam acostumadas a dormir de bruços sentem ainda mais dificuldade, pois passam a dormir de lado, que é a posição recomendada.

Não há diferença entre dormir virada para o lado direito ou esquerdo, mas as posições que não são recomendadas são as de barriga para cima e a de bruços. Não é necessário ficar fixa em uma posição, afinal, você tem que encontrar uma em que se sinta confortável.

Para isso você pode usar uma almofada entre as pernas fazendo com que sua coluna se mantenha reta durante a noite e abraçar um travesseiro para que você consiga apoiar o seu braço. Tudo isso evita as indesejáveis dores nas costas ao acordar.

Neste vídeo, o Dr. Igor Padovesi esclarece algumas questões envolvendo a hora do sono da gestante e conta sobre o mito de dormir virada para o lado esquerdo. Neste vídeo ele aponta as melhores posições que a grávida pode dormir e tranquiliza, nesse momento tão delicado, dizendo que não é necessário dormir fixa de um lado.

Leia também: 

Por que é importante contar a gestação em semanas (e não em meses)?

Saiba como identificar o trabalho de parto 

A bolsa estourou! E agora?