Berinjela: cozida, assada ou grelhada? Veja os benefícios

O alimento é bastante versátil e acessível, sendo uma ótima opção para incluir no cardápio das crianças

A berinjela é muito utilizada na alimentação humana, nas mais diferentes culinárias ao redor do mundo. Ela foi introduzida no Brasil pelos portugueses no século XVI e, hoje, é cultivada em maior escala em São Paulo, Minas Gerais e região sul do país.

A berinjela é altamente nutritiva, sendo uma boa opção para o cardápio da família (Foto: Getty Images)

Composta de água (93,8%), proteína (1,2g), lipídeos (0,1g), carboidratos (4,4g), fibras (2,9g), vitaminas como: retinol, tiamina, riboflavina, niacina, ácido ascórbico e sais minerais como: cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, mostrou ser um alimento importante na composição dos cardápios.

Os frutos encontrados no Brasil costumam ser grandes, com uma casca fina e brilhante, geralmente, nas cores púrpura, rosada ou preta. O interior é esbranquiçado e contém sementes pequenas. Acessível e versátil, esse vegetal possui propriedades funcionais, a exemplo de redução do peso corpóreo e ação diurética e hipoglicemiante, por conta das fibras presentes.

Essas características já foram comprovadas em pesquisas. Altamente digestiva, nutritiva, e laxante, pode ser consumida de diversas formas: cozida, frita, assada ou grelhada, servindo como acompanhamento ou até destaque. São várias opções para você apresentar esse alimento ao seu filho.

A berinjela

São muitas caras e formatos, mas todos eles apresentam benefícios para a saúde da família

  • Vários tons: Existe uma grande variedade de berinjelas, e elas podem ser diferenciadas de acordo com as cores
  • Famosa ela: No Brasil, o tipo mais comum que irá encontrar desse vegetal é o de formato oblongo, coloração roxo-escuro brilhante
  • Mais que sabor: A berinjela é vista como um alimento funcional, pelas supostas ações terapêuticas que contém.

Informação nutricional em 100 gramas

Informações retiradas da tabela Taco

  • Calorias: 20 kcal
  • Cálcio: 9 mg
  • Carboidratos: 4,4 g
  • Magnésio: 13 mg