Brócolis: saiba mais sobre esse alimento e os benefícios para a família

Pode ser que seu filho mostre resistência para comer essa planta, mas vale a pena insistir e incluir nas receitas

Altamente nutritivo, o brócolis, muitas vezes temido pelas crianças na alimentação, traz inúmeros benefícios para a saúde de toda a família. Sendo fonte de vitaminas (A, C, E e K), proteínas, compostos fenólicos, glucosinolatos, sais minerais, fibras e muito mais, ele possui papel importante como antioxidante, ou seja, proteger as células do corpo contra os efeitos de radicais livres produzidos pelo próprio organismo.

É preciso um cuidado especial quando o assunto é alimentação da família (Foto: reprodução)

Por isso, vale a pena fazer aquele esforço e incluir essa planta no cardápio das crianças ― e dos adultos também. Originário das regiões costeiras ocidentais e ilhas localizadas no Mar Mediterrâneo, o brócolis é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, sendo um dos representantes da Família Brassicacea (que também engloba comidas como couve e repolho).

Os tipos mais comuns à venda no país são o de cabeça única e o ramoso. No primeiro, é possível identificar a presença de uma grande cabeça única e central e também acaba sendo mais atrativo quando comparado com o segundo, que apresenta a cabeça menor e brotos laterais. Independentemente da sua escolha e preferência, garanta que essa planta esteja presente na sua casa.

O brócolis traz muitos benefícios para os pais e filhos (Foto: Getty Images)

Por todo o caminho

É importante levar em consideração tudo o que a planta passou até chegar na sua casa

  • O ciclo biológico do brócolis, uma planta herbácea, dura 24 meses
  • O valor nutritivo da planta depende do processo pelo qual passou até chegar na mesa
  • Ele possui curto tempo de vida após colhido, por conta dos processos enzimáticos