Camarão: existem inúmeros benefícios em explorar esse alimento nas receitas de casa, confia!

Só de pensar em um camarão na beira da praia já dá uma água na boca, né? Mas, o que você não sabia é que existem benefícios (e muitos!) em incorporar a presença desse crustáceo no cardápio aí da sua casa. Saiba como!

Frito, grelhado, ensopado, na salada… Se só de pensar no camarão, já deu água na boca, você não está sozinho. Esse fruto do mar faz bastante sucesso na culinária brasileira, com destaque para bobó de camarão e camarão na moranga.

E tem muito mais razões para comê-lo do que o sabor, já que é uma fonte rica em nutrientes, com proteínas de boa qualidade, minerais, vitaminas e baixo teor de gorduras totais, além de não conter carboidratos. O camarão também merece destaque pela presença de ácidos graxos insaturados, como ômega-3 e ômega-6, assim como o mineral selênio, que colabora para o bom funcionamento da tireoide.

No Brasil e no mundo há uma enorme variedade de espécies deste crustáceo, que vem tanto de água salgada quanto de água doce, a exemplo do camarão sete-barbas, vermelho, branco e rosa.

O camarão é seu aliado nas refeições em família, confia!
O camarão é seu aliado nas refeições em família, confia! (Foto: Getty Images)

A preocupação com os camarões se inicia desde a compra, sendo indicado pegá-los frescos ou congelados, e se estende para o consumo, sendo a forma mais recomendada e saudável de consumir este alimento grelhado. Com cuidado, é possível desfrutar de todos os benefícios que esse fruto do mar pode nos oferecer.

Você sabia que cerca de 90% das calorias do camarão derivam de proteínas, e o restante de gordura? Além disso, Os crustáceos, como camarão, são bastante consumidos nas regiões litorâneas, e é um dos principais alimentos que podem gerar alergias, fique atenta.

O camarão pode ser seu melhor amigo nas receitas de casa
O camarão pode ser seu melhor amigo nas receitas de casa (Foto: Getty Images)