Conheça mais sobre as propriedades e benefícios do tomate

É importante incluir esse fruto na alimentação de toda a família. Além do gosto marcante, é famoso por ser versátil

Embora muito consumido como salada, o tomate é um fruto (sim, não confunda). Com sabor marcante, é um alimento clássico nas casas brasileiras. Contendo licopeno (ação antioxidante que dá a famosa cor vermelha característica), vitaminas C, A e complexo B, possui uma infinidade de tipos e variedades, sendo os mais consumidos no nosso país o italiano, cereja, carmen, caqui e santa cruz.

Cuidar da alimentação da família é um ato de amor
Cuidar da alimentação da família é um ato de amor (Foto: iStock)

Por ter baixo teor calórico, ou seja, de 15 calorias por 100 gramas de tomate, também é bastante adotado nas mais diferentes receitas. Além das saladas, é possível consumi-lo em molhos, lanches e até suco. Originário das Américas Central e do Sul, o tomate é produzido pelo tomateiro e se espalhou pelo mundo com a colonização.

Entre os benefícios do alimento estão o fortalecimento do sistema imunológico – por conta da vitamina C, cuidado especial com a visão, pele e cabelo – por conta dos carotenoides, a prevenção de doenças crônicas – por conta do licopeno, e ajuda na regulação da pressão arterial – por conta do potássio. Assim, além do sabor, você tem muito mais motivos para comer bastante tomate em casa.

Os benefícios do tomate vão muito além do sabor delicioso
Os benefícios do tomate vão muito além do sabor delicioso (Foto: Getty Images)

Outras curiosidades

  • Além do visual: o tomate vermelho contém mais nutrientes do que o tomate verde.
  • História pra contar: esse fruto é resultado do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor.
  • Primos distantes: o alimento pertence à mesma família das pimentas, berinjelas e pimentões.