Inhame: versatilidade que começa pelo nome

Esse é um alimento bastante popular no Nordeste e oferece vários benefícios nutricionais para o corpo

Apesar da aparência e nome pouco conhecidos, o inhame é um alimento que pode agregar muito nas refeições e lanches do dia a dia. Rico em carboidrato, cheio de cálcio, ferro, fósforo, além de vitaminas do complexo B, especialmente vitamina B1, importante no crescimento das crianças, e vitamina B5, que auxilia o sistema imunológico, é bastante consumido em algumas regiões do Brasil e África por conta do aditivo nutricional que oferece.

Saiba como incluir o inhame nas suas receitas (Foto: reprodução)

Por ser uma raiz, não deve ser ingerido cru, já que apresenta substâncias tóxicas. Mas sem neura, opção é o que não falta para servir à mesa, adicionando na salada, em sopas, patês, pães, bolos e tortas. O sabor único e inconfundível também é mais um motivo para testar esse alimento nas receitas caseiras.

Ainda que pouco estudada, a farinha do inhame também tem se revelado promissora para o desenvolvimento de produtos das mais diferentes finalidades, como a necessidade de aumentar o teor de fibras na alimentação. Um prato cheio para a família!

O inhame pode complementar vários cardápios (Foto: Getty Images)

Para todos os gostos

  • O inhame é uma planta pequena e pode ser encontrado em várias cores, como marfim, amarelo e roxo.
  • Oferece muita energia para quem consome e costuma ser integrado a dietas de quem quer perder peso.
  • Existem mais de 600 espécies, mas nem todas são comestíveis. Essas são usadas para fins medicinais.

Informação nutricional em 100g

  • Calorias: 97kcal
  • Proteína: 2,1g
  • Carboidratos: 23g
  • Cálcio: 12mg