Lentilha: conheça todos os benefícios para a sua saúde e entre em clima de Natal

Altamente nutritivas, as lentilhas são ótimas fontes de minerais, vitaminas e carboidratos, além de compostos derivados de proteínas e fibras. No alimento, isso fica dividido da seguinte forma: fibras apresentam maior concentração na casca, já as proteínas e lipídios no grão.

Com poucas calorias e gordura, as lentilhas podem ser aproveitadas de diferentes formas nas refeições da família, principalmente por ter um preparo fácil. Capriche no tempero e aproveite para consumir cozida, em sopas ou saladas. Para quem busca uma alimentação saudável, esses grãos também fazem sucesso, por conter menor teor de açúcares quando comparados com outros alimentos similares, como feijão e ervilha.

A lentilha é uma opção também no combate à desnutrição e apresenta bons resultados no tratamento de complicações como diabetes e elevação do colesterol. Fazendo parte do grupo das leguminosas, ela colabora para o aumento da ação antioxidante do corpo e na produção de serotonina, que traz uma sensação de bem-estar.

As lentilhas são comuns nas receitas de Natal e a melhor notícia é que são tão nutritivas, que elas podem (e devem!) ser consumidas sempre
As lentilhas são comuns nas receitas de Natal e a melhor notícia é que são tão nutritivas, que elas podem (e devem!) ser consumidas sempre (Foto: Getty Images)

Tamanho não é documento!

Este pequeno alimento prova que é extremamente nutritivo. Entre os motivos estão:

  • Lentilha engloba os grãos que pertencem à espécie lens esculenta Moench
  • Há uma enorme variedade de tipos de lentilha em todo o mundo
  • A farinha de lentilha é adicionada em dietas para agregar valor nutricional