Mexerica: benefícios que vão muito além da vitamina C!

É possível encontrar a fruta o ano inteiro em diversos tipos, basta escolher sua preferida!

Mexerica, bergamota, poncã, laranja-cravo ou mimosa (Foto: Getty Images)

Por possuir diversas espécies e variedades, a mexerica está presente na gôndola do supermercado ou na feira de fevereiro a novembro. A fruta cítrica, também conhecida como tangerina, bergamota, poncã, laranja-cravo ou mimosa, é ótima opção seja como lanche da tarde ou da manhã, ou como sobremesa depois de alguma refeição. 

Algumas das suas vantagens são a praticidade na hora do consumo, já que é facilmente descascada com as mãos, o sabor doce e de pouca acidez, além de aroma e sabor inconfundíveis. 

Fonte de vitaminas A, B e C, a mexerica ainda tem boa quantidade de sais minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo. O valor nutritivo vai variar de cada espécie, mas uma coisa não muda: os gomos, que são riquíssimos em fibras e melhoram o funcionamento intestinal, reduzindo também a absorção de glicose e gorduras. 

Dentre as espécies, destacam-se Ponkan, popular por conta do seu grande tamanho e baixa quantidade de sementes, e Murcott, melhor opção para fazer suco.

 

3 curiosidades sobre a mexerica

  • Além de se desprender e facilitar muito o consumo imediato, a casca da fruta pode ser usada para fazer receitas de doces e geleias. 

 

  • Dá pra aproveitar tudo (mesmo!). Com as folhas da mexerica é possível fazer chá, que é saboroso, cheiroso e ainda tem poder calmante.

 

  • Há quem não consuma o bagaço e tire os fiapos brancos da mexerica. Mas, fica a dica: eles garantem o bom funcionamento do intestino. 

 

Informação nutricional em 100 gramas 

Calorias: 58 kcal

Proteína: 0,9 g

Carboidratos: 14,9 g

Fibras: 3,1 g

 

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