Ovo: saiba mais sobre esse alimento tão nutritivo que é comparado ao leite materno

Por ser um alimento mais acessível e rico em nutrientes, ele é bastante presente nas casas brasileiras

Cozido, mexido, frito, poché, como omelete, os ovos fazem parte da rotina das famílias brasileiras. Que esse alimento é bom e bastante versátil todo mundo sabe, mas você conhece as propriedades nutricionais dele? Vamos lá, o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas (A, B, E e K) e minerais (como ferro, zinco, cálcio e fósforo), além dos compostos ativos.

Conheça mais sobre as propriedades do ovo
Conheça mais sobre as propriedades do ovo (Foto: Getty Images)

Para você entender a importância deste alimento, ele é comparado ao leite materno por reunir todos os nutrientes necessários para a vida. Mas nem sempre foi assim. Por muito tempo visto como “vilão” por conter alto teor de colesterol, estudos apontaram que a maior parte do composto é consumida durante o processo de produção de hormônios e, portanto, comer ovos não eleva os níveis de colesterol no sangue.

Ele é formado da casca (11,5%), clara (57,3%) e gema (30,9%). A primeira tem função de proteger, já a segunda concentra água e proteínas, enquanto a última possui proteína e gordura. A ingestão de ovo também pode colaborar para um maior tempo de saciedade e na homeostase (estabilidade) do organismo.

O ovo é altamente nutritivo
O ovo é um alimento altamente nutritivo (Foto: Getty Images)

Para garantir que a família extraia o melhor desse alimento, é preciso cuidado desde a compra até o consumo:

  • Recuse ovos que estiverem partidos ou com rachaduras na compra
  • Não deixe os ovos próximos a uma fonte de calor
  • Além de estar de olho na validade, lave antes de consumir