Dicas de brincadeiras com as crianças no domingo de Páscoa

Que tal comemorar a data com várias brincadeiras para curtirmos com as crianças?

Dá para abusar da criatividade no domingo de Páscoa (Foto: iStock)

Para as crianças, a Páscoa já é uma data curiosa e especial. Ela remete ao coelhinho, personagem símbolo deste dia. As crianças geram uma expectativa da vinda dele. Há curiosidade, magia e ficam ansiosas pela vinda dele em nossa casa para trazer o ovo de Páscoa.

O domingo de Páscoa é um momento para estar com a família e quando temos crianças, fica ainda mais especial, pois as crianças supercurtem e imaginam esse dia, a vinda do coelhinho, o momento de acordar para ver se o coelhinho veio e se ele deixou a surpresa: os ovos. É um dia de magia e encanto.

Minha filha quando começou a entender um pouco sobre a data e conheceu a ideia do coelhinho, o domingo de Páscoa se tornou ainda mais especial, pois sempre preparamos uma surpresa do “coelhinho” para ela.

A expectativa do domingo de Páscoa, saber se o coelhinho virá/veio ao acordar no domingo, ver se têm surpresas, ver as “pegadas do coelhinho da Páscoa”, se deixou os ovos, enfim, faz parte da magia da infância e acho muito importante mantermos esse encanto. Essa magia, a expectativa da surpresa, e sempre lembrarmos da maior importância do dia: a ressurreição de Cristo. Acho importante assim que a criança já consegue entender um pouquinho, conversarmos sobre o simbolismo da Páscoa, para que entendam que não é só ovo de chocolate.

E, para que o dia fique superdivertido e animado, podemos também criar brincadeiras que, com certeza, elas vão amar e se divertir com a gente.

Além das dicas que separamos abaixo, uma ideia que sempre faço é no dia anterior preparar as “pegadas do coelhinho da Páscoa” chegando da janela e indo até o local em que “deixou” as surpresas: os ovos de páscoa e algo mais. Minha filha sempre acorda na expectativa, ansiosa, e superanimada, curte muito!

Vamos agora conhecer algumas ideias que separamos de brincadeiras para você curtir com seu filho para que o domingo seja superalegre, divertido e mais que especial:

– Tradicional e famosa Caça aos Ovos: essa é top tradicional. Antes que as crianças cheguem, esconda ovinhos de chocolate pela casa. Entregue a elas cestinhas e vá dando pistas de onde podem estar escondidos os tesouros. Patinhas feitas com tintas ou farinha molhada podem deixar a brincadeira ainda mais divertida.

– Rabo do coelho: semelhante à brincadeira tradicional de Festas Juninas, mas ao invés de um burro ou cavalo, aqui quem vai receber o rabinho de lã ou algodão é o coelho. Desenhe ou imprima um coelho grande e cole em uma parede. A criança vai receber o rabinho e então é vendada. Alguém gira a criança para um lado e para o outro e aí ela sai para colocar o pedaço de algodão (ou lã) no lugar certo. As crianças se divertem.

Amigo secreto de ovo/chocolate: é como um amigo secreto normal, mas o presente é ovo de páscoa ou chocolate! Delícia!!

Brincadeira do ovo na colher:  é uma gincana onde são usados ovos de galinha, crus ou cozidos, ou você pode usar ovinhos de chocolate também. A ideia é a mesma, andar o mais rápido possível e até se conseguir correr, mas sem deixar o item cair da colher. Ganha quem chegar primeiro na linha de chegada e sem deixar os ovos caírem.

Ficamos por aqui 😉 ! Espero que essas ideia ajudem na diversão das crianças no domingo de páscoa que já já chegará. Você tem mais alguma dica de brincadeira que gostaria de compartilhar? Por favor, deixe aqui nos comentários, compartilhe!

Vamos amar! Muitos Beijos! Seja feliz!

Por Karin do @mamaebox

Acompanhe www.instagram.com/mamaebox

Leia também:

Visita ao recém-nascido: dicas para visitar o bebê que acabou de nascer, mas sem atrapalhar os pais na nova rotina

Mala da Maternidade: o que levar para você e para o bebê?

5 dicas para criar uma rotina do sono do bebê