Colunistas

Dicas: os exercícios físicos mais indicados para as grávidas

É claro que sempre com o acompanhamento de um especialista

(Foto: Shutterstock)

Olá meninas, tudo bem? Neste post levantamos dicas de exercícios físicos que são mais indicados para você que está grávida.

Se você está pensando em praticar algum exercício físico durante a gravidez, muito importante conversar com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Sabemos que os benefícios das atividades físicas durante a gestação são muito poderosos, não só para a mãe, mas também para o bebê.

Durante minha gestação, todas as dúvidas que eu tinha, procurava sempre perguntar e conversar com minha ginecologista/obstetra, perguntava se poderia fazer, e ela me indicava o que era mais apropriado para a fase em que eu estava da gestação, quais melhores exercícios, então, importante para atividades físicas, você que está gestante ser acompanhada por especialista.

A mulher que nunca se exercitou pode começar a fazer exercícios leves ou de baixo impacto, mas sempre acompanhada de um especialista.

Para a mulher que já tinha uma rotina de exercícios, de malhação, e acabou de engravidar, o ideal é manter o tipo e ritmo de exercícios, ou se, exemplo, malhava pesado (musculação, por exemplo), estando grávida, o ideal é fazer um programa mais leve, um treino mais tranquilo, claro, e praticar caso o médico autorize. O indicado é que se mantenham exercícios até o oitavo mês de gravidez, estando a gestação em condições normais, monitoramento, tudo seguindo tranquilo.

Tanto a mulher que sempre se exercitou como a que nunca fez um exercício precisam, sempre, ter um acompanhamento médico. O médico indicará a partir de quando iniciar os exercícios físicos e até quando, momento de parar, rotina de treino, quais exercícios, intensidade e tudo mais.

Veja alguns dos benefícios em se exercitar na gravidez: você controla o ganho de peso e fortalecimento muscular, combatendo as dores nas costas, melhoria do condicionamento cardiovascular, e do sistema respiratório, diminuição do inchaço que a gravidez provoca entre outros benefícios.

Abaixo estão listados os exercícios mais indicados na gravidez:

Hidroginástica é o exercício normalmente mais indicado pelos médicos para as grávidas, pois a água traz conforto para as gestantes, aumentando a segurança para praticar exercícios.

Eu fiz hidroginástica durante minha gestação e foi maravilhoso, superindico.

Caminhada também super indicado, porém como qualquer exercício, e já reforçamos aqui, todos devem ser orientados pelo médico e especialista. Importante conversar com seu obstetra que lhe dará o aval, a liberação para iniciar e o que poderá praticar, quais exercícios físicos, a frequência, quantas vezes na semana.

– A Musculação não tem contraindicação para gestantes, porém dever ser também bem orientada, se possível, ser realizada com um especialista, personal trainer, para acompanhar e monitorar o seu treino. A musculação fortalece músculos e ajuda na melhora da postura, diminuindo possíveis dores nas costas por conta do peso da barriga.

Pilates também é muito bom e utiliza o próprio peso corporal para trabalhar diferentes grupos musculares. Também não se esqueça de consultar seu médico para liberação da atividade, pois mesmo parecendo ser um exercício leve, muitas gestantes não podem praticar.

Yoga trabalha corpo e mente, ajudando demais no relaxamento da gestante. O Yoga como o pilates, trabalha preferencialmente o abdômen, e deve ser recomendado e autorizado pelo seu médico, e é mais indicado para aquelas mulheres que já praticavam a atividade antes da gravidez.

Eu pratiquei durante um tempo da gestação, mas conforme a barriga foi crescendo, vai ficando bem complicado realizar determinadas posturas, e até mesmo proibido, claro. Mas só de relaxar e meditar já é perfeito para o relaxamento na gestação.

Não esqueça !!! Converse com seu médico sobre o exercício mais indicado para você durante a gravidez. Lembre-se que deve ser orientado, saber a partir de quando poderá iniciar tal exercício indicado, e até quando poderá praticar, lembrando que deve ser constantemente monitorado e acompanhado por especialista.

Procure sempre fazer uma lista com suas dúvidas para tirar com seu médico. Não inicie nenhum exercício sem antes passar pelo aval do seu médico.

– Esperamos que você tenha curtido. Me conta, você teria alguma dica para incluirmos? Comente, compartilhe!! Seja feliz! Beijos!

Por Karin do @mamaebox

Acompanhe www.instagram.com/mamaebox

Nosso site www.mamaebox.com.br

Leia também:

Gestação saudável: algumas dicas importantes para que a gravidez seja tranquila

Dicas de brincadeiras com as crianças no domingo de Páscoa

Visita ao recém-nascido: dicas para visitar o bebê que acabou de nascer, mas sem atrapalhar os pais na nova rotina