Mala da Maternidade: o que levar para você e para o bebê?

Algumas coisas são indispensáveis, prepare o caderninho!

Algumas coisas são indispensáveis, prepare o caderninho! (Foto: Getty Images)

Olá mães, tudo bem? Hoje vamos falar da mala da maternidade e vou contar um pouquinho como foi a minha experiência. Também um momento emocionante, organizar tudinho que levaremos para a maternidade. Ficamos mega ansiosas, preocupadas, com dúvidas do que levar na mala da maternidade.

Eu preparei a mala da maternidade por volta do 8º mês de gestação. Já deixei tudo pronto, e no carro, para qualquer emergência ou eventualidade. Algumas maternidades recomendam preparar no 7º mês, mas comigo deu super certo deixar tudo pronto pelo oitavo mês.

Separei uma mala normal e funcional de viagem mesmo, com rodinhas, e que tinha dois lados para colocação de pertences. De um lado da mala coloquei meu enxoval e itens para meu marido, e do outro lado da mala, o enxoval da minha filha, organizado e separado para uso na maternidade.

Normalmente cada maternidade tem uma lista orientação guia que você pode checar a sugestão deles do que separar e levar. Eu procurei ver a listinha da maternidade em que minha filha nasceu e li conteúdos na internet, claro, para me ajudar na organização.

Como sabemos que em qualquer fase da gestação, nesse momento de organizar a mala da maternidade, surgem dúvidas, o que é super normal, por isso, estou deixando minha experiência e dicas do que levar na sua mala da maternidade para te ajudar nesse momento mais que especial. Como falei, não deixe para preparar a sua mala da maternidade nas vésperas, o ideal é que a mala esteja pronta com antecedência e depois seja guardada no carro (eu preparei e coloquei no carro).

Uma dica é checar na sua maternidade se eles possuem alguma lista sugestão dos itens a levar e também se oferecem kit banho pro bebê, mas sempre bom levar, na dúvida, e confirmar com a maternidade tudo direitinho para você se organizar com tranquilidade.

Ah, não se esqueça de levar (caso tenha preparado) as lembrancinhas, o quadro da porta do quarto na maternidade, e álcool em gel, se desejar, algumas mamães gostam de levar. Eu preparei o quadro e lembrancinhas, mas não levei álcool em gel não. As pessoas que visitaram, lavavam as mãos no lavabo do quarto mesmo.

Itens para o bebê

Sugestão:

1 pacote de fralda descartável (RN) ou maior dependendo da estimativa de peso/tamanho do bebê. Combine com seu médico.

1 creme prevenção de assaduras.

1 shampoo pode ser cabeça aos pés (converse com seu médico para indicação de qual utilizar).

Eu montei 6 kits de mudas de roupinhas, pensei em 2 kits por dia, identificando a ordem de utilização de cada kit, o primeiro kit que o bebê utilizaria, que normalmente é o kit do look da foto (se for fazer). Tente identificar os kits.

Em cada kit deverão estar todos os itens juntinhos, já separados, prontinhos para facilitar a troca de roupa do bebê.

Monte cada kit pensando nos seguintes itens:

Conjunto de pagão com calça ou macacão ou macacão (de preferência de botão na frente que facilita muito a troca de roupa, não precisando passar pela cabeça).

Conjuntos de lã (se necessário for, por conta da região em que você mora).

Você pode colocar o conjunto de pagão com calça e também o macacão de recém-nascido no mesmo kit, e na hora decidir qual utilizar no bebê.

Bom levar 6 fraldas de pano/cueiro (peça indispensável no enxoval ! Pode utilizar para enrolar o bebê, forrar o trocador, o carrinho, o bebê conforto ou qualquer outra superfície onde você for colocá-lo, colocar sobre os seus ombros para o bebê arrotar, quando for colocar o bebê no colo … enfim, super funcional, prático e versátil) ou manta (de acordo com a estação do ano).

Não esqueça de sinalizar a manta da saída da maternidade no kit de saída da maternidade.

1 escova bem macia para cabelos.

6 sapatinhos ou meias e luvas (de lã no frio) (colocar o sapatinho ou par de meias da saída da maternidade no kit de saída da maternidade).

Você pode separar duas opções de kit para a saída da maternidade, sinalizando um dos outros kits como possibilidade também para a saída.

Importante lavar tudo antes com sabão de coco ou neutro e de separar as roupas adequadas para a época do ano.

Se tiver dúvidas, converse com o seu médico antes. Na maternidade, não deixe de falar com as enfermeiras. Ligue antes para a maternidade, se achar necessário.

Itens da mamãe

1 pacote de absorvente noturno para o pós parto

Chinelo ou sandália de dedo

Meias

3 jogos de camisolas (com abertura na frente para facilitar a amamentação)

6 calcinhas (confortáveis, que você se sinta confortável, pois vai ter que usá-las com absorventes pós parto, seja normal ou cesárea.

Cinta pós-parto (se seu médico indicar)

1 roupa para sair do hospital confortável e que facilite a amamentação, lembrando que a barriga não some de um dia para o outro.

2 sutiãs de amamentação

Protetores de seios

Produtos de higiene íntima: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, toalhas.

Itens do papai

Produtos de higiene íntima

Pijama (se for dormir no hospital), chinelo

Muda de roupa e sapatos

Não esqueça da máquina fotográfica (se não quiser utilizar seu celular)

Documentos e dinheiro trocados

Faça uma lista/ check list de documentos necessários para não esquecer na hora de sair de casa. Deixe visível para revisão antes de sair.

– Esperamos que você tenha curtido. Me conta, você teria algum item a incluir ou retirar na lista? Comente, compartilhe como foi organizar a sua mala da maternidade? Você já preparou tudo? Seja feliz! Beijos!

Por Karin do @mamaebox

Acompanhe www.instagram.com/mamaebox

Leia também:

5 dicas para criar uma rotina do sono do bebê

7 dicas para curtir o Carnaval com as crianças numa boa

Volta às aulas pós-Carnaval: dicas para a readaptação escolar