Você pode recomeçar todos os dias

Se hoje foi um caos na sua casa, no mundo, na sua cabeça e na mesa de jantar que virou sala de aula mais uma vez, calma. O amanhecer logo chega e você terá uma nova chance

Precisamos poder recomeçar todos os dias. O alívio e a chance de poder voltar ao trilho depois de uma péssima viagem, desgovernada, não pode acontecer apenas no primeiro dia do ano. Se deu tudo errado em casa e você não entregou o trabalho a tempo, não deu atenção para as crianças, deu um monte de gritos e viu todo o conhecimento em parentalidade positiva escorrer pelo ralo do chuveiro depois de pedir pela mi-lé-si-ma vez para irem tomar banho, calma! Amanhã o dia renasce.

Um passo de cada vez, respeitando o seu tempo (Foto: iStock)

Precisamos APRENDER a recomeçar todos os dias. A aceitar e nos dar uma nova chance. Dia desses o negócio por aqui desgovernou e quando percebi estava totalmente perdida, crianças brigando, um descontrole geral. Gritei. Odeio. Sei o caminho para sair do caos, mas somos humanos e às vezes esquecemos, não conseguimos. Mas consegui rapidamente acordar daquele buraco negro e tratei logo de me retirar do ambiente, acalmar e pensar em como renovar a energia da nossa casa. Todos merecemos uma nova chance para nos reestruturamos sem vergonha de voltar atrás nas nossas atitudes e sentir que está tudo bem apesar da briga, verdadeiramente.

Chamei uma reunião de família. Cada um trouxe sua bebida. Ofereci biscoitos. Eles se sentiram importantes. Ouvidos. Cada um teve a sua vez de falar sobre suas emoções enquanto seguravam a plantinha da paz. Só quem está com ela em mãos tem a palavra. Bolamos algumas regras do que queremos e do que não queremos no nosso clima familiar. “Mãe, nada de botar ‘arrumar brinquedos’, essa é uma lista de sentimentos, de como ter uma casa feliz”, explicou minha filha. Ela entendeu direitinho o exercício.

Um pouco depois da conversa eles estavam brincando em harmonia. Leves. Felizes com o recomeço. Incrível como eles aceitam a nova chance sem rancor. Precisamos aprender com nossas crianças.

Aqui na Inglaterra o réveillon sequer tinha chegado e já sabíamos que o novo ano chegaria em confinamento, com escolas fechadas mais uma vez e junto com uma nova rodada de ensino à distância. Tudo parecia continuar do jeitinho que 2020 trouxe para nós e que o novo ano, apesar de carregado de esperança, começaria complicado. Estava longe de ser o clima de virada que gostaríamos.

Sabe, o mundo pode até continuar o capítulo de ontem, mas nós precisamos nos dar esse respiro, esse reset para o nosso mundo interno e nosso entorno TODOS OS DIAS. Pegue leve esse ano com você mesmo. Se hoje foi um caos na sua casa, no bairro, na sua cidade, no Brasil, no mundo. Se foi um caos na sua cozinha, na sua cabeça, na mesa de jantar que virou sala de aula mais uma vez. Vá com calma.

Precisamos LEMBRAR de que há a linda possibilidade de recomeçar todos os dias. Não vamos esperar até ano que vem para recomeçar planos e projetos para alcançar nossos sonhos. De se dar essa chance, esse refresh, mais vezes. Você merece.