Colunas / Nanna Neném

A copa da mãe

Imagem A copa da mãe

Publicado em 07/07/2014, às 21h00 por Nanna Pretto


“Isso não é justo. O Neymar não pode sair da Copa. E agora, mamãe?” A frase foi dita na semana passada quando o país parou por conta da fratura na terceira vértebra do Neymar, causada pelo jogador colombiano. E estava embebecida em lágrimas compridas e um sentimento de dor que não cabia no meu filho. Ele se perguntava a todo instante por que o jogador fez aquilo, se eles tinham brigado, se um tinha raiva do outro. “Futebol é assim. Aliás, filho, a vida é assim. Nem sempre ela é justa.” Foi o que eu me arrisquei a dizer, afinal os meus olhos também estavam cheios de água ao ver a tristeza do meu mini torcedor. Eu passei a semana me preparando para consolá-lo caso nós tivéssemos saído da Copa naquela sexta-feira. Falaria que a seleção não jogou bem o suficiente para seguir em frente. Mas eu nunca preparei meu coração – e as minhas palavras – para lidar com a tristeza de Gabriel ao ver a imagem do seu ídolo estatelado no chão, após uma agressão em campo.

A Copa mexe com a gente. Você torce para times desconhecidos, vira a casaca no meio do jogo, viaja de uma cidade a outra para gritar por outro país. Aliás, no país do futebol, há um mês nós aqui em casa respiramos… Futebol. Mas a minha vida não para. Tenho que organizar as agendas, os horários da escola, tem dia de jogo em casa ou a ida para a casa dos amigos. Some isso à adaptação do bebê no berçário e à minha agenda do trabalho, após cinco meses de licença-maternidade. E, calma, tem mais: acrescente a possível tristeza e decepção das crianças, jogo após jogo. Que você, como mãe, tem que saber contornar.

Quem me falou isso foi uma amiga que, assim como eu, é mãe de menino e se pega gritando na sala de casa pelo time do filho. Que enfeita a varanda com bandeirinhas entre uma e outra reunião de trabalho. Que passa madrugadas em claro tentando a todo custo um ingresso no site da Fifa. E que, assim como eu, em véspera do Brasil entrar em campo, fica fritando de nervoso da cama. Por ela, pela Seleção, e pela reação do filho caso algo aconteça. “A gente sofre junto”, ela comentou numa das nossas conversas.

A gente sofre mesmo. Lidar com o sofrimento de uma criança de 6, 7 anos, aliás, é difícil demais. Porque ali está a mais profunda dor. A mais profunda dúvida lançada para você na velocidade do chute do David Luiz. “E agora, como a gente ganha?”, pergunta ele. “E agora, o que eu respondo?”, penso eu.

A mãe que está na Copa não é apenas a mãe do juiz. É a mãe que prepara a casa, que organiza as agendas, que faz os quitutes pré-jogo, que abraça na vitória e consola na derrota. É a mãe que tenta achar razão no inexplicável. Que tenta falar da injustiça da vida para quem está aprendendo a viver. É a mãe que já se prepara, na véspera da semifinal, para caso algo dê errado.

Não vai dar. É o que aquela propaganda diz: “esquece os adultos e joga pra mim”, referindo-se às crianças. E quando o juiz apita, parece que quem entra em campo sou eu. Com um único objetivo de ver meu filho feliz, com a vitória da Seleção. E hoje não será diferente!


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"