O segredo das fichas resumo

Ou qualquer outro método que faça sentido para o seu filho estudar em casa

Gabriel estudando, fazendo suas fichas de resumo (Foto: Arquivo Pessoal)

Eu sempre fui uma menina que prestava mais atenção às aulas do que ficava tempo estudando em casa. Meu pai, por exemplo, nunca entendia como eu sentava de qualquer jeito, deixava a televisão ligada e ainda lia. Acho que as coisas já estavam tão claras na minha cabeça, que bastava um resumo para eu relembrar o que aprendi. Com Gabriel é foi diferente. Desde o sexto ano ele conheceu as fichas resumo e repetiu igualzinho o que eu fazia na idade dele.

Agora no sétimo ano, a carga de estudo e de matérias está bem alta. O sistema de provas é trimestral e tem aquela temida semana de provas com duas por dia. Quem lembra? A dele é a próxima, ui!

Gabi sempre foi bom aluno e nunca me deu trabalho para estudar. diferentemente da hora do banho, eu nunca precisei chamar e negociar com ele para estudar. E, há um tempo, ele me pediu para comprar as tais fichas de resumo. Eu nem lembrava mais o que era e,  por indicação de uma amiga da escola, fomos atrás do tal material e de uma pastinha plástica.

Quando o vi escrevendo os resumos de estudo fiquei até emocionada com a dedicação e a forma serem parecidinhas com a minha. Eu vivia fazendo mil resumos para estudar e até já comentei com ele sobre o quanto eu gosto -e ainda uso- esse método.

Procure qual método melhor funciona para o seu filho, afinal, cada um tem seu jeito (Foto: Reprodução / GettyImages)

Mas santo de casa não faz milagre, né isso?  Precisou mesmo a amiga dar a dica para que ele e a turma começassem a estudar  por meio das fichas.

Toda forma de estudo é válida e cada criança encontra o seu jeito.  Assim como o Gabriel,  o resumo pode funcionar escrevendo, mas sei de crianças que preferem resumir gravando e escutando depois. Ou até filmando para depois se ver. Essa é, inclusive, uma boa forma de usar a tecnologia -que tanto nos atormenta- a favor!

Sempre vejo dicas e técnicas de estudo com as meninas do SOS Educação. Essa é uma ótima fonte para começar a ter ideias e avaliar com as crianças.

Mas, atenção!  Sem pressão, porque cada criança responde de uma forma. E tá tudo bem! 🙂

Depois conta aqui como é na sua casa!

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!