Desafio: Uma Semana Sem Lixo

A Semana Lixo Zero está acontecendo em todo o país e você pode fazer parte dela com sua família

Outubro é o mês que acontece a Semana Lixo Zero em várias cidades do Brasil, em geral na última e, eu não poderia perder a oportunidade para lançar um desafio e, quem sabe, plantar mais sementinhas da consciência sustentável na sua rotina.

Testar novos hábitos em casa pode trazer bons frutos para o meio ambiente
Testar novos hábitos em casa pode trazer bons frutos para o meio ambiente (Foto: Shutterstock)

Talvez você já tenha uma vida bem engajada neste movimento, mas a realidade é que a maioria das pessoas ainda nem pensa muito no assunto. Sendo assim, a ideia é começar pequeno (como já escrevi tantas vezes por aqui), com atitudes que no decorrer da caminhada serão assimiladas e passarão a fazer parte da rotina de mais e mais pessoas!

Que tal um desafio por dia? Como não sei quando você terá acesso a este texto, fica tranquilo para começar no dia e na semana apropriada. Lembrando que não existe uma semana ideal, a gente é que faz ela acontecer. As ações serão muito simples que gosto de encará-las como um carinho no planeta.

  • SEGUNDA SEM CARNE: 1 refeição sem carne poupa 9,1kg de CO2 emitidos na atmosfera, equivale a 44 km rodados por um carro comum, 2.480 litros de água limpa (o mesmo que 2 semanas de banhos de 15 minutos). Sim, tão simples e tão grande! Imagina um dia inteiro! Um super beijo no planeta.
  • TERÇA SEM DESCARTÁVEIS: os recursos do planeta são limitados e infelizmente a reciclagem não acontece em grande parte do país e do mundo. Sendo assim, simplesmente recuse: embalagens de qualquer tipo, copos, canudos, talheres, garrafinhas de água, guardanapos, sacolinhas, etc. Isso pode exigir de você uma certa organização, como, por exemplo, a escolha do restaurante onde costuma comer, levar seu próprio copo/garrafinha para o trabalho, tirar sua ecobag de casa (ou do porta-malas).
  • QUARTA SEM COMPRAS: fique um dia inteiro sem comprar nada! Use o que você tem. Prepare a marmita, a garrafa de chá ou café. Diga não para aquela “super oferta”,  para a sobremesa da loja da esquina. Você consegue! É dia de repensar o consumo.
  • QUINTA SEM INDUSTRIALIZADOS: dia de comer comida de verdade. Recuse tudo que vier num pacote recheado de conservantes. Aproveita e já faz um detox no corpitcho!
  • SEXTA COMPARTILHADA: compartilhe seu lanche, seu tempo, seus recursos e habilidades. Coopere com alguém que precisa de qualquer tipo de ajuda. Doe uma ou mais peças de roupas, de brinquedos das crianças. Use a imaginação. Seja criativo. Vai ser tão legal!
  • SÁBADO COM A NATUREZA: se possível e, com segurança e distanciamento social, saia de casa para respirar ar puro. Coloque o pé na grama, ou na arreia da praia. Sinta o cheiro de uma flor. Suba na árvore. Ande de bicicleta no parque. Dê um mergulho no mar! Que tal plantar a primeira plantinha da sua horta?
  • DOMINGO DA GRATIDÃO: recuse-se a reclamar, murmurar ou falar mal de alguém ou qualquer coisa e situação. Encha a sua mente e a atmosfera ao seu redor com palavras de gratidão, elogios e amor. Vai ser delicioso!

Desejo a você uma semana especial. Se possível, registre e compartilhe nas suas redes usando as #desafiocasasemlixo #casasemlixo #semanalixozero Não desista caso algo não “funcionar”. Prefira o FEITO do que o perfeito. Vamos juntos!